Verifique se os documentos estão em dia antes de viajar

Poupatempo reforça que o número de pessoas que procuram os postos cresce significativamente; agende os serviços com antecedência

sex, 18/12/2015 - 11h45 | Do Portal do Governo

Para quem vai viajar nas férias, é importante ter os documentos em dia. Pensando nisso, o Poupatempo reforça que o número de pessoas que procuram os postos cresce significativamentes. Assim, convém providenciar o quanto antes o agendamento dos serviços para garantir que os documentos estejam em dia antes da viagem.

A melhor forma de agendar a ida ao Poupatempo é com o aplicativo ‘SP Serviços’. Basta baixar o app no celular ou tablet e escolher o dia e hora em que deseja ser atendido. Também é possível agendar pelo portal poupatempo.sp.gov.br ou pelo Disque Poupatempo: 0800 772 36 33 para ligação de telefones fixos (ligação gratuita) ou 0 + código da operadora + 11 2930-3650  para ligação de celulares (tarifa cobrada pela operadora).

O horário de atendimento pelo telefone é de segunda a sexta, das 7h às 20h e aos sábados, das 6h30 às 15h. Os horários de atendimento dos 68 postos de atendimento no Estado de São Paulo podem ser conferidos no portal ou no aplicativo ‘SP Serviços’.

Emissão de Carteira de Identidade
Quem tem viagem marcada, o Poupatempo lembra que o prazo para emissão da segunda via do RG é de até cinco dias úteis. O mesmo vale para primeira via da carteira para menores de 18 anos. Para a primeira via do RG de maiores de idade – caso de quem tem o documento de outro Estado e agora vai tirar pela primeira vez em São Paulo -, o prazo é de até dez dias úteis, pois existe a necessidade de consulta sobre eventuais pendências judiciais.

Para quem vai viajar para países vizinhos, o Poupatempo lembra que nos países do Mercosul os turistas brasileiros podem se identificar apresentando apenas a cédula de identidade, desde que a data de emissão não seja superior a dez anos. Muitas empresas aéreas já barram o viajante no embarque por causa da exigência do documento atualizado. Quando isso ocorre, o Poupatempo Guarulhos pode emitir uma segunda via provisória mediante a apresentação do bilhete de viagem marcado, mas o documento vale por apenas 90 dias.

Do Portal do Governo do Estado