Verifique a documentação de carros no portal e no app do Detran.SP

Sistema informa se existem multas e impostos pendentes e restrições administrativas

sex, 24/04/2015 - 8h31 | Do Portal do Governo

Vai comprar um carro usado? Antes de fechar negócio, verifique as condições e a documentação para ter a garantia de que fará uma boa compra. Basta ir no site do Detran.SP ou baixar no celular o aplicativo “Consultas Detran.SP”.

Nos dois canais, basta clicar na opção “Pesquisas de Débitos e Restrições de Veículos” para saber tudo sobre o veículo pesquisado no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), disponível no documento anual de licenciamento e no documento de compra e venda. Em 2014, cerca de 19 milhões de pesquisas do tipo foram feitas na página da autarquia na internet.

O sistema informa se existem multas e impostos pendentes (incluindo os valores) e restrições administrativas, como bloqueios por falta de transferência, por queixa de furto/roubo ou envolvimento em processos judiciais (quando os veículos estão em inventário ou são dados como garantia de pagamento, por exemplo), por sinistro ou por financiamentos não quitados (gravame). Por questões de segurança, os dados do proprietário, como nome e endereço, não são revelados.

Além disso, é recomendável checar a autenticidade do chassi e motor do veículo, submetendo-o a uma vistoria. Para isso, o comprador pode entrar em acordo com o vendedor e levar o veículo para fazer uma checagem geral antes de concluir a transação.

A vistoria pode ser feita gratuitamente em algumas unidades do Detran.SP ou em Empresas Credenciadas de Vistoria. Veja aqui a relação dos locais. O serviço atesta a autenticidade da legalidade do motor e do chassi do veículo, além dos equipamentos obrigatórios (como pneu, extintor, espelhos retrovisores, entre outros). O laudo poderá ser usado por até 30 dias, após sua emissão, no processo de transferência.

Do Portal do Governo do Estado