Verão Limpo 2008 é encerrado em São Vicente

Campanha foi desenvolvida desde Ubatuba, no Litoral Norte, até Ilha Comprida, no outro extremo da costa litorânea do estado

ter, 12/02/2008 - 20h30 | Do Portal do Governo

O “Verão Limpo 2008” da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA) encerrou suas atividades no último domingo (10/02), no município de São Vicente. Ao longo da campanha, que foi lançada no início de janeiro, em Ubatuba, foram distribuídas, aos banhistas frequentadores das 295 praias dos 16 municípios de todo o litoral paulista, 800 mil sacolas retornáveis.

Este ano, a campanha, que completou sua 20ª edição, foi desenvolvida em parceria com a iniciativa privada e contou com cerca de 6 mil ambulantes, que neste verão transformaram-se em agentes disseminadores das boas práticas ambientais. Os vendedores praianos receberam um avental e um boné, que os identificaram com o Verão Limpo 2008, permitindo-lhes prestar informações educativas, principalmente sobre os cuidados com o lixo, que deve ser colocado em local adequado.

Ao longo da campanha, 600 monitores das prefeituras, voluntários e funcionários da SMA e da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental distribuíram sacolas para coleta de lixo, com uma inovação: foram confeccionadas com material lavável, permitindo sua reutilização – sua confecção era com 50% de algodão e 50% PET. O objetivo da ação foi conscientizar os moradores e veranistas sobre a importância de se manter limpas as praias, espaços públicos e as rodovias de acesso ao litoral, além de incentivar boas práticas ambientais, como cuidados com os recursos naturais, não destruir a vegetação e, principalmente, a conservação de água.

A campanha também incorporou entre as suas ferramentas de atuação um site (www.ambiente.sp.gov.br/veraolimpo2008), onde o internauta dispôs de informações sobre lixo, esgotos, compra, cuidados com a exposição ao sol, com o banho de mar e a balneabilidade das praias. Por meio deste, as crianças de todo o Estado participaram da promoção cultural Verão Limpo 2008, respondendo à pergunta: “Como deixar a praia mais limpa?”. Os autores das cinco melhores frases ganharam dois ingressos cada e assistiram à pré-estréia do Cirque du Soleil na última quarta-feira.

As respostas premiadas foram “Praia: direito de usar, dever de preservar”, de autoria de Ivam Aparecido Pimentel; “O lixo é seu, a praia é nossa: não misture”, de Ana Carolina Fontanelli; “Um pequeno gesto, uma grande ação. Lixo no lixo é sinal de um ótimo verão”, de Fabiana Torres Albrecht; “Verão limpo é sair da praia de alma lavada e sem deixar lixo na areia”, de Andrea Milani; e “Recolha, recicle, ensine: faça sua parte e sirva de exemplo para que este verão seja bom hoje, mas muito melhor amanhã”, de Gisele Ramos Mainardi.

O Verão Limpo 2008 foi patrocinado pela Comgás, CBA, Estre e Shell, com apoio do Metrô de São Paulo e da CPTM, DERSA, DER e Ecovias.

Da Secretaria do Meio Ambiente

(M.C.)