Vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura serão conhecidos nesta segunda

Em sua quinta edição, o Prêmio já acumula mais de mil livros participantes

dom, 23/09/2012 - 9h13 | Do Portal do Governo

O Prêmio São Paulo de Literatura 2012 revela seus dois vencedores nesta segunda-feira, 24, em cerimônia no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, a partir das 20h, com a presença do governador Geraldo Alckmin.

Promovido pelo governo do Estado de São Paulo e focado especificamente em romances, o Prêmio é o maior do País em valor. São R$ 400 mil no total, sendo R$ 200 mil para o vencedor de cada categoria: Melhor Livro do Ano e Melhor Livro do Ano – Autor Estreante. Aberto a escritores de todo o País, o Prêmio tem entre seus finalistas autores de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Bahia.

São 20 finalistas, sendo dez em cada categoria, selecionados dentre um total de 209 livros participantes. Todos são romances publicados originalmente em língua portuguesa, com primeira edição obrigatória no Brasil e no ano de 2011. Os finalistas foram selecionados por um júri inicial composto por dez especialistas em literatura, dentre acadêmicos, críticos literários, livreiros, escritores e bibliotecários. O júri final, com cinco outros especialistas, tem a tarefa de selecionar um vencedor em cada categoria.

Do Portal do Governo do Estado