Vencedores do 1º Concurso de Dança do Governo de SP vão à China

Criado em 1987, é a primeira vez que um grupo brasileiro participa do Festival Internacional de Dança de Macau

seg, 24/05/2010 - 13h09 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria Estadual de Juventude, órgão ligado a Secretaria de Relações Institucionais, prestigiou, no sábado, 22, na cidade de Salto, o 13º aniversário da Companhia de Dança Faces Ocultas, que venceu o 1º Concurso de Dança do Governo de São Paulo.

Ao conquistar o título, o Faces Ocultas recebeu a missão de representar a juventude paulista e o Brasil no Festival Juvenil Internacional de Dança 2010, que será realizado em julho, em Macau, na China. No inicio da apresentação os 15 integrantes do grupo receberam da coordenadoria a passagem aérea simbólica que os levará a China, em Julho.

Criado em 1987, esta é a primeira vez que um grupo brasileiro participa do Festival Internacional de Dança de Macau. Para escolher o representante do País na China, foi realizado em 2009, o 1º Concurso de Dança do Governo de São Paulo. Além de mandar um representante paulista à China, o concurso foi criado para estimular os jovens a seguir com projetos de arte e cultura, além de garantir de forma igual à participação de todos. O objetivo é incentivar os jovens a desenvolver e participar de outros projetos, promovendo o intercâmbio com a juventude de outros países, além da troca de experiências com os demais grupos.

Sobre o Festival Internacional de Dança de Macau

Em março de 2009, a Coordenadoria Estadual de Juventude recebeu a visita do Conselho de Juventude de Macau e levou os membros da comitiva para conhecer algumas políticas públicas destinadas à juventude. Os chineses visitaram dois Centros de Referência para a Juventude escolhidos por representarem modelos de equipamentos públicos voltados ao jovem: a Estação Jovem, localizada no município de São Caetano do Sul e Centro Cultural da Juventude – CCJ, no bairro da Vila Nova Cachoeirinha, zona norte da capital. Como resultado dessa parceria, a Direção dos Serviços de Educação e Juventude do Governo de Macau convidou a Coordenadoria para participar do “Festival Juvenil Internacional de Dança 2010”.

Para escolher um representante a coordenadoria realizou um concurso que teve a participação de mais de 20 grupos em todo o Estado. Os grupos se apresentaram em outubro do ano passado no Memorial da América Latina e uma comissão julgadora, formada por pessoas ligadas à dança e à arte escolheu a Cia. de Dança Faces Ocultas, da cidade de Salto, como vencedora do concurso.

Da Secretaria de Relações Institucionais