Vencedores do 1º Concurso de Dança do Governo de SP vão à China

É a primeira vez que um grupo brasileiro participa do Festival Internacional de Dança de Macau

sáb, 22/05/2010 - 11h45 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria Estadual de Juventude, órgão ligado a Secretaria de Relações Institucionais, prestigia, neste próximo sábado, 22, na cidade de Salto, o 13º aniversário da Companhia de Dança Faces Ocultas, vencedores do 1º Concurso de Dança do Governo de São Paulo.

Ao vencer o concurso, o Faces Ocultas recebeu a missão de representar a juventude paulista e o Brasil no Festival Juvenil Internacional de Dança 2010, que será realizado no mês de julho, em Macau, na China. No intervalo da apresentação deste sábado, em Salto, cidade sede dos bailarinos, os 15 integrantes do grupo vão receber da Coordenadoria a passagem aérea simbólica que os levará a China, em Julho.

É a primeira vez que um grupo brasileiro participa do Festival Internacional de Dança de Macau. Para escolher o representante do país na China, foi realizado em 2009, o 1º Concurso de Dança do Governo de São Paulo. Além de mandar um representante paulista à China, o concurso foi criado como forma de estimular os jovens a seguir com projetos de arte e cultura, além de garantir de forma igual à participação de todos. Seu objetivo é incentivar os jovens a desenvolver e participar de outros projetos, promovendo o intercâmbio com a juventude de outros países, além da troca de experiências com os demais grupos.

Sobre o Festival Internacional de Dança de Macau – China

Em março de 2009 a Coordenadoria Estadual de Juventude recebeu a visita do Conselho de Juventude de Macau e os levou para conhecer algumas políticas públicas destinadas à juventude. Os chineses visitaram dois Centros de Referência para a Juventude escolhidos por representarem modelos de equipamentos públicos voltados ao jovem: Estação Jovem, localizado no município de São Caetano do Sul e Centro Cultural da Juventude – CCJ, no bairro da Vila Nova Cachoeirinha, zona norte da capital. Como fruto desta parceria, a Direção dos Serviços de Educação e Juventude do Governo de Macau convidou a Coordenadoria para participar do “Festival Juvenil Internacional de Dança 2010” que acontece em julho deste ano na cidade de Macau.

Para escolher um representante a Coordenadoria decidiu realizar um concurso que contou com a participação de mais de 20 grupos em todo o Estado. Os grupos se apresentaram em outubro do ano passado no Memorial da América Latina e uma comissão de julgadores ligados à dança e à arte escolheu a Cia de Dança Faces Ocultas, da cidade de Salto, como vencedora do concurso e representante do estado e do país no Festival Internacional de Dança, em Macau, na China. 

Serviço

Comemoração do 13º aniversário da Cia de Dança Faces Ocultas
Teatro CEC (Centro de Educação e Cultura) – Dia 22 de maio – 20 anos