Vencedora do concurso Moda Inclusiva é aluna da USP

Concurso promoveu a discussão sobre como pensar e fazer moda respeitando a diversidade

dom, 14/06/2009 - 10h30 | Do Portal do Governo

A aluna Brunna Novo do Val, de Estilismo e Moda da USP, foi a vencedora do 1º concurso Moda Inclusiva, iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência para estimular a criação de modelos de vestuário adaptados às necessidades das pessoas com deficiência. Seu modelo foi apresentado pela modelo com deficiência Carolina Custódio.

Há no Brasil 24,6 milhões de pessoas com deficiência. Somente no Estado de São Paulo são cerca de 4,2 milhões, o que3 representa 17% do total do país. “Este evento tem significado econômico para o mercado e para os profissionais envolvidos, mas, sobretudo, tem um significado para as pessoas com deficiência. A sociedade está olhando para elas”, disse o governador José Serra. Ele também espera que as universidades também se preocupem com esse segmento já em seus cursos de moda e estilismo.

Primeira iniciativa mundial de que se tem notícia de estímulo ao desenvolvimento de vestuário para essa parcela da sociedade, o concurso promoveu a discussão sobre como pensar e fazer moda que respeite a diversidade. “A pessoa com deficiência também precisa vestir o que todo mundo veste, entretanto, com alguns detalhes adaptados para sua deficiência, que lhe garantam, além de beleza, conforto e bem-estar”, declarou a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

Conquistaram, respectivamente, os segundo e terceiro lugares as alunas Renata Fambelio Gomes Mariano, da Faculdade Belas Artes (que produziu modelos para homens com deficiência visual) e Julia Harumi Sato, também da USP (que apresentou duas propostas de roupas para crianças com deficiência visual). O desfile contou com a apresentação de 20 trabalhos selecionados, produzidos por estudantes de moda e estilismo de faculdades do Estado de São Paulo.