Vencedor do Nobel de Física dará palestra na USP em evento gratuito

Conferência acontece em fevereiro. Inscrições devem ser feitas até 15/12

dom, 02/12/2012 - 9h46 | Do Portal do Governo

A todos os astrônomos, físicos, estudiosos e apaixonados por astronomia, um anúncio interessante. A USP realiza entre os dias 4 e 7 de fevereiro de 2013 a conferência internacional “Cosmology, Large Scale Structure and First Class Objects” que terá palestra de Brian Schmidt, astrônomo que dividiu em 2011 o prêmio Nobel de Física com Saul Perlmutter e Adam Riess.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

São oferecidas 400 vagas gratuitas e as inscrições devem ser feitas no site do evento até o dia 15 de dezembro. Outros pesquisadores que estão confirmados são: Alan Heavens (University of Edinburgh), Bin Wang (Shanghai Jiao Tong University), Cristina Chiappini (Leibniz-Institut fuer Astrophysik Potsdam), Enrique Gaztañaga (Institut de Ciences de l’Espai), Françoise Combes (Observatoire de Paris), Maxim Markevitch (NASA Goddard Space Center), Ofer Lahav (University College London), Thaisa Storchi Bergmann (UFRGS) e Tom Theuns (University of Durham).

A conferência abordará temas como cosmologia, incluindo física de partículas, gravitação fundamental, radiação cósmica de fundo, estrutura em larga escala no Universo, matéria escura e energia escura. Tópicos como fronteiras de nosso conhecimento sobre os primeiros objetos, as estrelas e galáxias mais distantes observáveis, como ondas de rádio, ópticas, e até surtos de raios-gamas ultraenergéticos também serão debatidos.

As palestras serão no Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, dentro da Cidade Universitária. O evento é organizado pelo Instituto de Física (IF) e pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, e integra o programa “Conferências USP”, da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).

Do Portal do Governo do Estado