Vem aí o horário de verão! Aproveite os parques estaduais

Veja dicas de parques urbanos e parques localizados no interior e litoral do Estado, opções de lazer em família e para a prática de exercícios ao ar livre

sáb, 17/10/2015 - 12h38 | Do Portal do Governo

A chegada do horário de verão neste domingo (18) prolonga o brilho do dia, já que demora mais para anoitecer. Então, que tal aproveitar o tempo extra para correr, passear ou simplesmente ficar em paz em um dos Parques do Estado?

O principal objetivo do horário de verão é aproveitar melhor a luminosidade natural do dia, reduzindo o consumo de eletricidade, principalmente no fim da tarde, quando é registrada a maior demanda por energia.

PARQUES URBANOS ESTADUAIS

Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal) – Zona Norte
Rua do Horto, 931, Horto Florestal, São Paulo

Mais conhecido como Horto Florestal, o Parque Estadual Alberto Löfgren foi criado pelo botânico sueco que dá nome ao local. Além do instituto florestal, o parque abriga o palácio de verão do Governo Estadual, lagos, bicas e espaços abertos. O visitante pode visitar o Museu Florestal Otávio Vecchi e o marco do trópico de Capricórnio, que passa pelo parque.

Parque da Juventude
Av. Zachi Narchi, 1.309, Santana, São Paulo 

Após a desativação da Penitenciária do Carandiru, o Parque da Juventude mudou a paisagem da Zona Norte de São Paulo. No lugar foi construído um complexo cultural recreativo de 240 mil m². Lá você pode praticar esporte, acessar a internet de graça no posto do Acessa SP, participar de cursos gratuitos no prédio da ETEC ou curtir a Biblioteca de São Paulo. Além disso, é muito fácil chegar no Parque da Juventude, você pode descer na estação Carandiru do Metrô ou pegar um ônibus que passe pela Avenida Cruzeiro do Sul, altura do número 2.500, ou Zachi Narchi, 1.300.

Parque Ecológico do Tietê – Zona Leste
Endereço: Rua Guirá Acangatara, 70, Cangaíba, São Paulo

Considerado uma das maiores reservas ambientais do Estado, o Parque Ecológico do Tietê serve de bacia de acumulação de água para o rio, evitando enchentes. O local, que foi inaugurado em 1982, também abriga o Centro de Educação Ambiental, o Centro Cultural, o Museu do Tietê, uma biblioteca e o Centro de Recepção de animais silvestres.

Parque da Água Branca
Av. Francisco Matarazzo, 455, Água Branca, São Paulo

Criado em 1929, o parque não é apenas tombado como patrimônio histórico do Estado, mas cultural, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico. Além da natureza, mantém exposições permanentes no Instituto Geológico, a Casa de Caboclo, um aquário com as espécies mais importantes das bacias hidrográficas de São Paulo, e um relógio de sol que marca a passagem do tempo em vários países.

Parque Villa-Lobos
Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2.001, Alto de Pinheiros, São Paulo

Localizado na região Oeste da Capital, o parque Villa-Lobos é uma das melhores opções de lazer ao ar livre da cidade. O parque, que abrange uma área de 732 mil m², possui ciclovia, quadras, campos de futebol, playground e bosque com espécies de Mata Atlântica. A área de lazer inclui ainda aparelhos para ginástica, pista de cooper, tabelas de street basketball e um anfiteatro aberto com 750 lugares, sanitários adaptados para deficientes físicos e lanchonete. O Parque Villa-Lobos foi um dos primeiros da cidade a ser adequado à acessibilidade de pessoas com necessidades especiais.

PARQUES DO LITORAL E INTERIOR  

Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) – Núcleo Caraguatatuba
Composto por diversas trilhas, entre elas a Trilha Noturna, o turista pode avistar espécies de animais de hábito noturno, entre elas, os cogumelos bioluminescentes. Outro destaque é a Trilha do Jequitibá, onde está situado o Circuito de Observação de Aves, com comedouros e condições ideais para avistar diversas espécies, como tiê-sangue, saíras, sabiás e outros.

Rua do Horto Florestal, 1200, Bairro Rio do Ouro. Para mais informações ligue: (12) 3882-5999, das 14h às 17h, acesse o site ou mande um e-mail para: nucleocaragua@hotmail.com.br. As visitas precisam ser agendadas e os ingressos custam R$ 12,00 por pessoa. Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência também não pagam. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento.

PESM – Núcleo Picinguaba
O Centro Cambucá de Observação de Aves é um dos atrativos no Núcleo Picinguaba. O espaço tem um grande lago, onde são avistadas e registradas as paradas de aves migratórias. Além de diversas trilhas, o Núcleo reserva ainda uma visita pela Comunidade Tradicional Quilombola da Fazenda, onde os turistas poderão visitar a Agrofloresta, Casa de Farinha, Roda de Conversa com moradores antigos, apresentação musical “Tambores da Fazenda” e visita à cachoeira. É possível também agendar um almoço tradicional na comunidade.

PESM – Núcleo Picinguaba: Rodovia BR-101, km 08. As trilhas necessitam de agendamento prévio pelo e-mail agendamento.picinguaba@gmail.com ou pelo telefone (12) 9707-2426. Para mais informações ligue (12) 3832-1397 ou acesse o site.

Parque Estadual da Ilhabela
No Parque Estadual da Ilhabela, um dos roteiros mais procurados é a Trilha do Pico do Baepi. O local é procurado por ecoturistas que gostam de caminhadas mais desafiadoras. Seu principal atrativo, além da Mata Atlântica preservada, são os mirantes, que proporcionam vistas panorâmicas com paisagens incríveis. Outro passeio muito procurado é o da Estrada Parque de Castelhanos. Com uma extensão de 17 km, a estrada liga a zona urbana de Ilhabela com a comunidade da Praia dos Castelhanos. Ela pode ser feita a pé, de bicicleta, a cavalo ou em veículo.

Parque Estadual Ilhabela: A entrada é gratuita, porém a maioria das trilhas depende de contratação de guias. Preços sob consulta diretamente nas unidades de conservação. Para mais informações entre em contato pelos telefones (12) 3896-2585, (12) 3896-1646 ou acesse o site.

Parque Estadual do Rio Turvo – Núcleo Capelinha
No Núcleo Capelinha, os visitantes poderão conhecer a Trilha da Cachoeira, que tem como principais atrativos, a contemplação das serras e mirantes em seu percurso, além da própria cachoeira. Outro atrativo é a Trilha das Andorinhas, onde os visitantes poderão passear por um rio encachoeirado.

Núcleo Capelinha: Rodovia Régis Bittencourt, km 511/Sul Bº Capelinha, Cajati/SP. Para informações, ligue para (13) 3821-1480, (13) 3821-5030 e (13) 3855-7137, escreva para o e-mail: pe.rioturvo@fflorestal.sp.gov.br. A entrada é gratuita.

Parque Estadual Carlos Botelho
Os visitantes do Parque Estadual Carlos Botelho poderão desfrutar de diversas trilhas, entre elas, a Trilha da Represa/Fornos, uma fazenda de imigrantes na década de 40. A trilha tem como principais atrativos os fornos de carvão da década de 40 e a represa. Além das trilhas, a sede dispõe de Centro de Exposição Temático, Mini Museu de Zoologia e Trilha das Bromélias adaptada para Portadores de Necessidades Especiais ou com mobilidade reduzida.

Parque Estadual Carlos Botelho: O ingresso é de R$ 6,00 e o valor das trilhas é variado, devendo ser consultado previamente. Há necessidade de agendamento prévio, com pelo menos 5 dias de antecedência. Para mais informações, entre em contato com o Setor de Agendamento e Informações, das 8h as 16h, pelo telefone (15) 3379-1477, pelo e-mail pe.carlosbotelho@fflorestal.sp.gov.br ou acesse o site.

Mais informações
Para saber sobre todos os Parques do Estado basta acessar o site da Fundação Florestal. Para encontrar informações sobre trilhas, atrativos e equipamentos turísticos, mapas interativos, fotos e vídeos, além de informações sobre as regiões de entorno dos parques, basta acessar o aplicativo que promete facilitar a vida do visitante. Desenvolvido para smartphones e tablets (sistemas Android e iOS), o aplicativo Parques SP contém guia virtual sobre os parques estaduais.

Acesse o site da Secretaria do Meio Ambiente.

Do Portal do Governo do Estado