Vem aí a 2ª Virada Cultural do interior de SP

Evento acontece nos dias 17 e 18 e terá John Pizzarelli, José Miguel Wisnik, Luiz Melodia, Arnaldo Antunes e Lobão, entre outros

qua, 07/05/2008 - 8h45 | Do Portal do Governo

Atualizada às 16h00

O governador José Serra lançou, na tarde desta quarta-feira, 7, na Secretaria Estadual da Cultura, a segunda edição da Virada Cultural Paulista, que será realizada das 18h do sábado, 17, às 18h do domingo, 18. Considerado o maior evento cultural do interior do Estado, o festival segue os moldes da Virada Cultural da capital, com 24 horas ininterruptas de atrações culturais diversas. Neste ano, uma das novidades é que a abrangência do projeto foi ampliada: 19 cidades foram incluídas no circuito – na primeira edição eram 10. Outra novidade fica por conta no encerramento, que este ano acontecerá na capital, no Parque Villa-Lobos, com show de grandes nomes da MPB.

“Estamos trabalhando para que a Virada se desenvolva em todo o interior de São Paulo da mesma maneira que já pegou na capital. Esperamos o mesmo sucesso. A cada ano, o projeto vira uma programação cultural da cidade e a população a sente como algo natural”, afirmou o governador José Serra.

A expectativa é de que mais de 500 mil pessoas participem do evento que terá 500 atrações, incluindo artistas brasileiros, regionais e internacionais. O guitarrista e vocalista Kenny Brown, nascido na cidade de Nova Orleans, se apresentará em Santos, assim como o guitarrista e vocalista de jazz John Pizzarelli. Entre os brasileiros que vão embalar o público durante a maratona de apresentações do fim de semana estão estrelas como José Miguel Wisnik, Edvaldo Santana, Luiz Melodia, Arnaldo Antunes, Lobão, Bocato, Maria Alcina, Vânia Bastos, Nação Zumbi, Ultraje a Rigor, CPM22, Falamansa, Funk Como Le Gusta, Scandurra Live P.A., Mariana Aydar, Anelis Assumpção, Suzana Salles, Alzira Espíndola e Zeca Baleiro. Além de shows musicais, a Virada terá intensa programação de teatro, dança, intervenções urbanas, circo, cinema e música erudita.

Sediam os eventos Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Campinas, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Para colocar todas as atrações em praças, teatros, unidades do Sesc, equipamentos culturais e outros espaços públicos dessas cidades o  governo investirá R$ 5 milhões, e conta com o apoio dos municípios participantes e do Sesc-SP.

Durante a cerimônia, que contou com a presença de prefeitos e secretários de cultura de algumas das cidades que vão sediar o evento, o secretário estadual da Cultura, João Sayad, também falou sobre a importância da Virada para o interior do Estado. “É um evento que nos enche de entusiasmo. É uma alegria ver as cidades retomadas pela sua população e pelo convívio urbano civilizado que ocupa praças e teatros”, afirmou o secretário.

Virada inaugural

Realizada em maio do ano passado, a primeira edição da Virada Cultural Paulista atraiu 200 mil pessoas em dez cidades: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Durante 24 horas ininterruptas, o evento ofereceu mais de 300 atrações. “A nossa idéia é que a Virada Cultural entre na rotina dos municípios de São Paulo”, finalizou Serra.

Mariana Garbin