Vejas dicas para preparar ceias saudáveis e mais em conta

Programa Meu Prato Saudável mostra como deixar os tradicionais pratos mais nutritivos e mais econômicos

seg, 15/12/2014 - 21h13 | Do Portal do Governo

O programa Meu Prato Saudável, parceria do Instituto do Coração (InCor) e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP com a LatinMed Editora em Saúde, preparou dicas sobre alimentos saudáveis e econômicos para você preparar as ceias de Natal e Ano Novo. Confira:

Carnes: O lombo de porco é saudável, magro e tem menos colesterol que a carne vermelha. Embora o peru ainda seja a carne mais saudável, custa mais caro que o lombo. Tempere com alho, ervas, sal grosso e enfeite com rodelas de abacaxi. Se preferir, faça um peixe assado, que pode ser merluza ou pescada branca.

Arroz: Para deixar o tradicional “arroz de forno” mais nutritivo, coloque castanhas ou nozes, cenoura, ervilha e pimentão. Se puder, use o arroz integral na preparação.

Salada: Faça uma salada de folhas verdes com fatias de manga e polvilhe amêndoas. Se quiser coloque legumes para incrementar como cenoura, abobrinha, berinjela, que também pode ser servida em forma de antepasto com pimentão, cebola e uvas passas.

Leguminosas: O grão-de-bico pode ser colocado na salada, ou então em forma de patê, para uma entradinha, com torradas integrais. Já a lentilha pode ser servida como fonte de proteína vegetal, para comer com os pratos quentes.

Farofa: Outro prato tradicional é a farofa, que pode ser de mandioca, milho ou de pão. Evite usar bacon e muita gordura no preparo. Use legumes, castanhas e até frutas secas como, uva passa ou ameixa seca, para dar um toque especial. Lembre-se: a farofa pertence ao grupo dos carboidratos, portanto nada de exagerar na quantidade na hora de comer.

Sobremesa: abuse das frutas da época como uva, pêssego, manga, figos, cerejas, abacaxi, etc. Para economizar compre em feiras ou até na central de abastecimento da sua cidade. Escolha apenas uma sobremesa como um bolo de maçã com castanhas, polvilhado com açúcar mascavo e canela. Se for inevitável fazer um doce mais calórico, troque os ingredientes pelas versões reduzidas em açúcar e gordura.

Bebidas: a dose aconselhada de álcool é no máximo 1 para mulheres e 2 para homens. O álcool em excesso faz mal para a saúde e ainda pode atrapalhar a digestão, pois a comida da ceia é mais pesada. Prefira sucos naturais ou água.

Mais informações no blog do programa Meu Prato Saudável

Do Portal do Governo do Estado com programa Meu Prato Saudável