Veja quais fatores podem levar à insônia

Especialista do Hospital do Servidor destaca que insônia afeta o desempenho físico e intelectual, comprometendo a qualidade de vida do paciente

ter, 17/12/2013 - 10h57 | Do Portal do Governo

Você sabia que situações como trabalhar em turnos alternados, assistir televisão até tarde e fazer atividade física noturna podem levar à dificuldade em conseguir dormir? E distúrbios psicológicos como a ansiedade e a depressão também podem ser os responsáveis pela alteração no seu sono? Estes são alguns dos alertas dos especialistas do Hospital do Servidor Público Estadual.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Segundo o diretor do Serviço de Neurologia Clínica do HSPE, Antonio Carlos Paiva Melo, a insônia é um problema que pode aparecer em todas as fases da vida, com maior incidência após os 65 anos de idade.

“A insônia pode ser transitória, quando o período é menor que um mês, e pode ser resultado de causas psicológicas ou ambientais. Quando a duração é maior que seis meses, geralmente está relacionada às doenças orgânicas”, afirma.

O médico destaca que, associada à fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, atenção e memória e sonolência diurna, a insônia afeta o desempenho físico e intelectual, comprometendo a qualidade de vida do paciente.

Como tratar

O tratamento medicamentoso da insônia deve ser temporário e durar o menor tempo possível. Dentre os remédios usados no tratamento estão antidepressivos, antialérgicos e alguns tipos de sedativos.

Segundo Melo, estabelecer horários regulares de sono, dormir em ambiente adequado com temperatura agradável, com pouca luminosidade e livre de estímulos sonoros ou televisão são dicas úteis para um bom sono.

Ele recomenda ainda evitar nicotina, álcool e também cafeína, pelo menos de quatro a seis horas antes de dormir. Outra recomendação é não dormir com fome e evitar refeições pesadas à noite.

Do Portal do Governo do Estado