Veja programação de setembro do Museu da Língua Portuguesa

Principal destaque é a exposição Fernando Pessoa, plural como o universo

qui, 09/09/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

O Museu da Língua Portuguesa, espaço cultural do Governo administrado pela Poiesis, Organização Social de cultura, oferece ao público diversas atrações. A principal delas é a exposição Fernando Pessoa, plural como o universo. Quem conferir a mostra terá oportunidade de conhecer, ou reconhecer, algumas das personagens do poeta português, que se revelam nos versos assinados por seus heterônimos – personagens-poetas com identidade própria – e por Pessoa, “Ele-mesmo”, e a observar a interação entres esses e outros vários personagens literários criados, simultaneamente, ao longo de seus 47 anos de vida.

Com curadoria de Carlos Felipe Moisés e Richard Zenith e projeto cenográfico assinado por Helio Eichbauer, a exposição mostrará toda a multiplicidade da obra de Pessoa e pretende conduzir o visitante a uma viagem sensorial pelo universo do poeta, fazendo-o ler, ver, sentir e ouvir a materialidade de suas palavras.

Além da exposição, há uma série de atividades gratuitas para todos os públicos. Confira a programação:

Workshop

Workshop de Interpretação Cênica
Dia: 26 (domingo)
Horário: das 11 às 16 horas
Local: Espaço Café
Vagas: 25
Público alvo: interessados em geral
Inscrições pelo telefone: 3227-0402 (gratuitas)

Despertar a criatividade, utilizando a desinibição, imaginação e concentração dos participantes para dinamizar suas atividades cotidianas e despertar sentimentos de liderança criativa, compromisso e criatividade. Estes são alguns dos tópicos deste workshop que o diretor teatral Maurício Lencasttre irá desenvolver em seu workshop. A ideia é desenvolver um processo coletivo onde todos possam receber noções básicas das principais teorias e métodos existentes, podendo os participantes aplicar estas questões em suas criações teatrais.  Maurício irá trabalhar interpretação cênica (estudo, assimilação e interpretação de textos); expressão corporal (consciencialização e postura corporal, movimento livre, estudo dos gestos); improvisação (estímulo do raciocínio para ampliar a capacidade de improvisação); expressão oral (respiração, projeção vocal e dicção com exercícios para a correção de eventuais problemas na articulação dos sons).

Workshop “Pessoa ao Pé do ouvido”
Professor: Expedito Araújo
Dias: 18 e 19 (sábado e domingo)
Horário: das 10h30 às 17 horas
Local: Espaço Café e sala de aula
Vagas: 30
Público alvo: estudantes e iniciantes em Teatro, interessados em geral em literatura e teatro

Em seu workshop, Expedito Ferreira de Araújo utiliza a obra de Fernando Pessoa para propor um estudo e desenvolvimento do intérprete como um “ator-jogador”, com vivências que trazem à tona sua história e importância na construção da cena e do artista consciente. As ferramentas do workshop serão textos de Fernando Pessoa que potencializam a teatralização. Expedito Araújo é gestor cultural, cientista social e ator. Estudou ciências sociais na UERJ e artes cênicas na UNIRIO. Têm seu foco de pesquisa e ação nas atividades relacionadas às cênicas, cultura e educação. Atualmente é curador de teatro do Metrô de São Paulo, gerente de conteúdo da SP Escola de Teatro e colaborador do site Cultura e Mercado

Curso

Curso de Interpretação e de Análise Dramatúrgica
Professora: Carolina Gonzalez
Dias: 23, 24, 30 de setembro e 1º de outubro (respectivamente quinta e sexta-feira)
Horário: das 14 às 17 horas
Local: sala de aula
Vagas: 20
Público alvo: atores, atrizes, universitários, professores, público em geral
Carolina Gonzalez estruturou seu curso em três peças de Plínio Marcos: O Abajur Lilas, Dois Perdidos numa noite suja e A Mancha Roxa. Os alunos deverão escolher uma cena de uma destas peças para ser interpretada e analisada. O objetivo será criar e analisar as devidas cenas servindo-se do método de analise-ação de Stanislavski; possibilitando igualmente ao participante um estudo dramatúrgico da escrita teatral de Plínio Marcos.

Sarau

Chama Poética
Tema: Charles Chaplin
Dia: 25 (sábado)
Horário: 15 horas
Local: Espaço Café
Com a participação do músico Natan Marques, da cantora Myrthes Aguiar, da atriz-cantora Priscila Lavorato, do ator-poeta Alex Dias e direção de Fernanda de Almeida Prado, o Sarau Chama Poética apresenta um evento especial com o tema: Charles Chaplin, o ator genial que marcou a história do cinema com seu personagem Carlitos, que esteve entre o ridículo e o sublime representando, como ele próprio dizia: “qualquer homem comum de 25 a 50 anos, em qualquer país do mundo, que aspira à dignidade”. Chaplin foi um cidadão do mundo e por isso, tinha muito a dizer sobre ele: “Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo estará perdido.”

Teatro

Leitura Dramatizada – Literatura Via Leste
Dia: 18 (sábado)
Horário: 15 horas
Local: Espaço Café
Público alvo: interessados em geral
Com duração de aproximadamente 45 minutos, três atores acompanhados por adereços, músicas, sonoridades e imagens, apresentam uma leitura composta de fragmentos de quatro obras de autores representativos do leste europeu que foram fortemente influenciados pelo contexto histórico que vai do pós-guerra ao desmanche da cortina de ferro. A leitura começa pelo livro: O general do exército morto, de Ismail Kadaré, em que um general é enviado para a Albânia com a missão de desenterrar seus soldados mortos e restabelecê-los ao solo italiano, o que obriga-o a lidar com seus próprios fantasmas decorrentes de uma guerra perdida; seguido por A Insustentável leveza do ser, de Milan Kundera, que apresenta um romance marcado pelo universo da crise política representada pela Primavera de Praga; e Propaganda monumental, de Vladimir Voinovitch, em que uma veterana comunista soviética, ao demonstrar sua fé e paixão verdadeiras por Stalin e suas idéias, remonta um pouco da atmosfera tragicômica que marcou o fim do socialismo na União Soviética; e por fim, a novela A Exposição das rosas, de Istvan Orkéni, na qual um diretor assistente tenta fazer carreira na televisão promovendo a espetacularização da morte através da filmagem dos últimos dias de pacientes desenganados.
Ficha técnica
Direção: Dorberto Carvalho
Elenco: Evelyn Erika, Jorge Peloso, Keka Lascer , Maíra Leme
Vídeo edição: grupo COMfluencia
Música: Verlúcia Nogueira
Público-alvo: Leitores de todas as idades, com especial atenção aos jovens estudantes entre 13 e 17 anos
Duração: 45 minutos
Debate: 30 minutos

Nem Dia Nem Noite
Dia 22 (quarta-feira)
Horário: das 10 às 13 horas
Hall de entrada do Museu
Público alvo: todas as idades
Duração: três minutos
Espetáculo para um espectador por vez
Três minutos podem durar uma eternidade. E uma caixa pode ter a dimensão de um oceano. O espetáculo Nem Dia Nem Noite, do Grupo Caixa de Imagens, apresenta no seu pequeno palco o transbordar do mar que traz a possibilidade de sonhar e de sentir a dor, a beleza, a contradição da experiência de navegar pelos oceanos da vida. O Grupo Caixa de Imagens consagra seus 16 anos realizando este projeto que sintetiza sua trajetória, agindo dentro da rede de público formada por sete projetos desenvolvidos na cidade de São Paulo. O projeto Espaços Teatrais do Grupo Caixa de Imagens reafirma o trabalho de pesquisa do Grupo baseado na parceria, itinerância e proximidade com o público. A proposta é formalizar um trajeto teatral concebido e traçado com os espectadores dos espetáculos, realizar uma viagem soprada e levada pela vontade responsável do público.

Leitura dramatizada – O Assalto, do Dramaturgo José Vicente
Direção: Marcos Loureiro
Dia: 28 (terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Espaço Café
Público Alvo: interessados em geral

Numa noite, em uma repartição bancária, Vitor, um bancário homossexual, forja um encontro com Hugo, um faxineiro do banco onde trabalha. O Assalto é um desabafo contra as desumanas pressões da vida nos grandes centros urbanos. Desabafo contra a ordem social estabelecida, desumana, capitalista, moralista, em que os seres humanos não conseguem mais ter qualquer vínculo de afetividade entre si. Nesse cotidiano, a luta pela sobrevivência pode levar até à morte. Esta luta de vida e morte é descrita nesta obra prima de José Vicente.
Ficha Técnica
Autor: José Vicente
Direção: Marcos Loureiro
Assistente de Direção/Leitor das rubricas: Régis Trovão Rodrigues
Elenco: Sérgio Guizé, Germano Melo
Realização: Grupo Kuringa

Serviço
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº, Centro
Telefone: (11) 3326-0775
Entrada franca para as atividades
www.museudalinguaportuguesa.org.br
Visita ao Museu
Ingresso: R$ 6,00 (pagamento somente em dinheiro)
Estudantes com carteira de estudante do ano e documento de identidade pagam meia-entrada. Crianças com até dez anos e idosos a partir de 60 anos não pagam ingresso, bem como professores da rede pública

Do Museu da Língua Portuguesa