Veja os projetos premiados da Feira Tecnológica do Paula Souza

Idéias vencedoras se concentram nos setores de informática e de alimentos

qui, 08/10/2009 - 18h18 | Do Portal do Governo

A 3ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza divulgou nesta quinta-feira, 8, as ideias vencedoras da edição deste ano. Dentre os 200 projetos de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do governo paulista, apresentados no evento, os seis premiados são das áreas de informática, alimentos e bioengenharia. O governador José Serra participou da abertura do evento na última terça-feira, 6.

“A feira mostra a capacidade de iniciativa de nossas Etecs e Fatecs. Temos o melhor ensino técnico e tecnológico do País, padrão de qualidade”, disse Serra durante cerimônia. Para o governador, as escolas e faculdades são “importantes investimentos para o progresso de São Paulo”. O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, definiu a feira como “a cara de São Paulo: criatividade e empreendedorismo”.

O primeiro lugar das Etecs ficou com o projeto “Sistema de administração de vagas de estágio”, da Etec Camargo Aranha, na capital. A idéia partiu dos alunos Caio Beltrami, Douglas Alves da Silva, Gabriel Eduardo de Barros, Jorge Luiz Cirillo Mendes, Leandro Josias da Silva, Luciano João de Souza, Luiz Fernando Imoto e Paulo Sergio Ramalho Filho, sob orientação de Aline Ciampa. O sistema cadastra disponibilidade de vagas e perfil dos candidatos, cruza os dados e otimiza a seleção de estagiários.

Em segundo lugar ficou “Ômega”, da Etec de São Paulo (Etesp). Alessandra Miras Fernandez, Rafael Ferreira Trindade, Rodrigo Amorim Bianchini, orientados por Ana Meire Aleoni, informatizaram as operações de um hotel fictício, dinamizando o atendimento aos hóspedes e melhorando a integração dos pontos do hotel com o setor administrativo da empresa.

O terceiro colocado foi do projeto “Wallew Kid”, da Etec Jorge Street, de São Caetano do Sul. Os estudantes Dayane Regina da Silva, André Luiz Fernandes dos Santos, Gabriel Gobbo Cunha, supervisionados pela professora Márcia Cristina dos Santos Ferreira, criaram um jogo eletrônico com temática ambiental. O objetivo do personagem principal é combater criaturas poluidoras e salvar o planeta. Com o projeto, os alunos esperam conscientizar a garotada em meio à diversão.

Entre as Fatecs, o primeiro lugar ficou com a cidade de Marília, com “Desenvolvimento e avaliação sensorial de leite fermentado tipo iogurte natural com leite de búfala adicionado de biomassa de polpa de banana nanica verde”. Aline Gabriela Simoni e Dayane Mayumi Osaka, sob orientação de Renata Bonini Pardo, compararam preparações com leite de vaca e de búfala (com e sem polpa de banana). Quem provou não sentiu grande diferença entre os produtos, e a aprovação do fermentado de búfala foi ligeiramente superior aos outros preparados.

Outro alimento diferenciado conquistou o segundo lugar: “Linguifish”, da Fatec Itapetininga. Os alunos Laura Regina Lucas, Marcos Vinícius de Camargo Silva, Tiago José Vieira e Vânia Ariana Corrêa Bueno Silva, orientados pelas professoras Aline Regina Piedade e Silvia Panetta Nascimento, desenvolveram uma linguiça de tilápia que agradou a 91% dos pesquisados. Apesar de o custo de produção ser maior que o das versões tradicionais, a Linguifish ganhou no quesito benefícios à saúde.

A Fatec Bauru ficou em terceiro lugar com “Cultura de células e aplicações à bioengenharia de tecidos”, de André Luiz Pereira de Oliveira Pinto, João Gabriel Manhoni, Jari Fernandes Nogueira Neto, supervisionados por Selma Candelária Genari. O projeto investigou o uso de biomateriais alternativos aos enxertos e transplantes ósseos tradicionais e padronizou técnicas de cultura celular, para avaliação da compatibilidade de materiais usados na substituição de tecido ósseo lesado. “Essas técnicas minimizam a aplicação de testes em animais”, diz a orientadora.

Do Centro Paula Souza