Veja os cuidados na hora de comprar e consumir peixes

Alimento é um dos mais consumidos durante a Semana Santa; orientações são da Secretaria da Saúde

qui, 02/04/2015 - 20h03 | Do Portal do Governo

Um dos alimentos mais presentes na mesa das famílias na Semana Santa é o peixe. Por isso, a atenção ao produto deve ser redobrada na hora de comprar e também na hora de conservar e preparar o alimento. As orientações a seguir são da Secretaria da Saúde.

Ao escolher o local que será comprado o alimento, é importante verificar a higiene do mesmo, além das condições adequadas para armazenamento e conservação do produto. 

Os peixes devem ser mantidos em uma temperatura entre 0ºC e 2ºC. Cada pescado apresenta uma aparência adequada que deve ser observada na hora da compra. Os peixes devem ter as brânquias úmidas e brilhantes, e apresentar uma cor avermelhada ou rosa.

As embalagens também auxiliam na hora da compra. É importante notar se elas não estão sujas, amassadas, estufadas, trincadas, furadas ou abertas. Os rótulos dos alimentos embalados devem apresentar as seguintes informações obrigatórias: o nome do produto, nome e endereço do fabricante, lista de ingredientes, conteúdo líquido, identificação da origem, lote e data de validade. Caso o produto não apresente essas condições, notifique a empresa responsável pela venda e faça a troca.

Após a compra, o ideal é que os peixes sejam congelados inteiros e protegidos por embalagens de primeiro uso. Não é indicado congelar espécies diferentes num mesmo recipiente. Além disso, é importante retirar as vísceras e escamas da peça inteira antes de colocá-la na geladeira. Se for congelar o peixe não deve ser temperado e dura três meses no congelador. Se não for congelado, o peixe dura apenas um dia na geladeira.

Na hora de preparar, é importante ficar atento à quantidade de sal que os alimentos contêm, alguns deles podem causar aumento de pressão arterial. Para dessalgar basta colocar o pescado por 24 horas na geladeira, em um vasilhame com água, fazendo a troca da água a cada quatro horas.

Do Portal do Governo do Estado