Veja o que abre e fecha nos serviços públicos estaduais no feriado de Tiradentes

Postos do Poupatempo e do Detran.SP não abrem nesta quinta-feira; veja o funcionamento de outros serviços

ter, 19/04/2016 - 19h57 | Do Portal do Governo

Por conta do feriado de Tiradentes, que começa nesta quinta-feira (21), alguns serviços públicos estarão fechados e outros terão alteração no horário de funcionamento. Veja como fica o horário dos órgãos e programe-se:

Detran.SP
As unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) em todo o Estado não farão atendimento na quinta-feira (21) e na sexta-feira (22). Os postos que operam aos sábados também ficarão fechados no dia 23.

O expediente diferenciado durante o feriado também valerá para o Disque Detran.SP e para as unidades do Departamento de Trânsito integradas aos postos Poupatempo.

As unidades do Detran.SP que funcionam junto a órgãos municipais ou delegacias seguirão o calendário de funcionamento destas instituições.

As informações são do Detran.SP

Poupatempo
Todas as unidades do programa Poupatempo estarão fechadas na quinta-feira (21), sexta (22) e sábado (23). O atendimento à população retorna na segunda-feira (25).

Os Núcleos Regionais do Procon-SP em Campinas, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos, Bauru e Presidente Prudente também acompanham a programação.

Outras informações podem ser obtidas pelo Disque Poupatempo, pelo número 0800 772 36 33 (para ligações de telefones fixos, gratuitas) ou (11) 2930-3650 (para ligações de celulares, tarifa cobrada pela operadora).

As informações são do Poupatempo.

Procon-SP
Devido ao feriado em comemoração ao Dia de Tiradentes, as audiências, administrativo, Ouvidoria, atendimento telefônico (151), atendimento eletrônico e os postos de atendimento pessoal dentro dos Poupatempos Sé, Santo Amaro e Itaquera, não funcionarão entre os dias 21 a 23 de abril (quinta-feira a sábado).

Os Núcleos Regionais do Procon-SP em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba também não abrirão.

A abertura dos Procons municipais fica a critério da administração municipal.

Postos da Fundação Pró-Sangue
Por conta do final de semana prolongado a rotina dos postos da Pró-Sangue terá um funcionamento específico. Veja abaixo como fica o atendimento das unidades de coleta da Fundação.

21 de abril, quinta-feira (feriado – Tiradentes)
Posto Clínicas: das 8h às 17h
Posto Barueri: fechado
Posto Dante Pazzanese: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto Pedreira: fechado
Posto de Osasco: fechado

22 de abril, sexta-feira
Posto Clínicas: das 8h às 17h
Posto Barueri: fechado
Posto Dante Pazzanese: das 8h às 12h 
Posto Mandaqui: das 12h45 às 18h
Posto Pedreira: das 7h30 às 12h30
Posto de Osasco: das 8h às 16h30

23 de abril, sábado
Posto Clínicas: das 8h às 17h
Posto Barueri: fechado
Posto Dante Pazzanese: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto Pedreira: fechado
Posto de Osasco: das 8h às 16h

24 de abril, domingo
Posto Clínicas: fechado
Posto Barueri: fechado
Posto Dante Pazzanese: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto Pedreira: fechado
Posto de Osasco: fechado

Mais informações no site

CPTM
Entre quinta-feira e domingo, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) intensificará as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)
Quinta-feira: das 4h às 19h, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente entre as estações Caieiras e Franco da Rocha. O intervalo médio entre as estações Luz e Francisco Morato será de 20 minutos.

Sábado e domingo: das 20h de sábado até meia-noite de domingo, as obras de modernização serão retomadas no sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente no trecho entre Perus e Caieiras. O intervalo médio entre as estações Luz e Pirituba será de 15 minutos e, entre Pirituba e Francisco Morato, de 30 minutos.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)
Quinta-feira: das 4h à meia-noite, haverá serviços no sistema de rede aérea entre as estações Barueri e Jandira. O intervalo médio entre as estações Júlio Prestes e Carapicuíba será de 10 minutos e, entre Carapicuíba e Itapevi, de 20 minutos.

Sábado: das 17h à meia-noite, ocorrerão obras de modernização das estações Jardim Belval e Jardim Silveira. O intervalo médio entre as estações Júlio Prestes e Carapicuíba será de 10 minutos e, entre Carapicuíba e Itapevi, de 20 minutos.

Domingo: das 4h à meia-noite, prosseguirão os trabalhos de modernização das estações Jardim Belval e Jardim Silveira. Das 4h às 15h, a circulação dos trens ficará interrompida entre as estações Barueri e Jandira. Para atender os usuários, serão disponibilizados ônibus gratuitos de conexão para percorrer o trecho afetado. As senhas para utilização desses ônibus deverão ser retiradas no interior das estações Barueri e Jandira, já que as estações Jardim Belval e Jardim Silveira estarão fechadas nesse período.

A partir das 15h, a operação de trens será retomada por via única entre as estações Barueri e Jandira e os ônibus de conexão serão suspensos. Até à meia-noite, o intervalo médio entre as estações Júlio Prestes e Carapicuíba será de 10 minutos e, entre Carapicuíba e Itapevi, de 20 minutos.

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)
Domingo: das 4h à meia-noite, haverá serviços no sistema de rede aérea, entre as estações Cidade Universitária e Cidade Jardim. Das 8h às 19h, também serão realizadas intervenções nos equipamentos de via permanente, entre as estações Primavera-Interlagos e Grajaú. O intervalo médio em toda a linha será de 25 minutos.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)
Domingo: das 7h às 19h, os trabalhos estarão concentrados na remoção de uma passarela metálica localizada nas imediações da Estação Brás. O intervalo médio será 15 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral (Luz – Guaianases)
Sábado: das 20h até o final da operação comercial, as intervenções serão realizadas nos equipamentos de via permanente entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. O intervalo médio entre as estações Luz e Brás será de 11 minutos e, entre Brás e Guaianases, de 25 minutos.

Domingo: das 4h à meia-noite, devido aos serviços nos equipamentos de via permanente e no sistema de rede aérea, a circulação de trens ficará interrompida entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. A opção para os usuários que precisam embarcar ou desembarcar nestas duas estações será a Linha 3-Vermelha do Metrô. O intervalo médio entre as estações Luz e Tatuapé e entre Corinthians-Itaquera e Guaianases será de 15 minutos.

Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)
Domingo: das 6h às 19h, em razão das obras de modernização da Estação Poá, o intervalo médio entre as estações Guaianases e Estudantes será de 20 minutos.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
Quinta-feira: das 4h à meia-noite, ocorrerão intervenções nos equipamentos de via permanente, nas proximidades da Estação Jardim Helena-Vila Mara. O intervalo médio em toda a linha será de 18 minutos.

Domingo: das 4h à meia-noite, os serviços estarão concentrados nos equipamentos de via permanente entre as estações Itaquaquecetuba e Calmon Viana. O intervalo médio entre as estações Brás e Engenheiro Manoel Feio será de 15 minutos e, entre Engenheiro Manoel Feio e Calmon Viana, de 30 minutos.

Para informações complementares, o usuário pode ligar para o Serviço de Atendimento ao Usuário, no 0800 055 0121.

Metrô
Na próxima segunda-feira (25), dia de retorno do feriado prolongado de Tiradentes, a abertura das estações metroviárias das linhas 1-Azul, 2- Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela (operada pela concessionária ViaQuatro) será antecipada para as 4 horas da madrugada – 40 minutos mais cedo do que o habitual. A medida tem por objetivo atender os usuários que desembarcam na capital pelos terminais rodoviários Tietê e Jabaquara (integrados à Linha 1-Azul) e Barra Funda (integrado à Linha 3-Vermelha). Na Linha 5-Lilás, a abertura das estações ocorrerá no horário normal, a partir das 4h40. Também não haverá mudanças no horário de funcionamento do monotrilho da Linha 15-Prata, que atende diariamente das 6h às 20 horas.

Na quinta-feira (21), feriado do Dia de Tiradentes, o horário de funcionamento das linhas será o tradicional, ou seja das 4h40 à meia-noite. A frota de trens em circulação, em razão da menor demanda, será semelhante a utilizada num domingo. Como nos demais feriados, quem pretende pedalar pela cidade encontrará no Metrô ótima opção para transportar as bicicletas durante todo o dia. Lembrando, porém, que só é permitido o embarque de até quatro bikes por trem, sempre utilizando o último vagão; que a utilização das escadas rolantes com a bicicleta pode ser feita apenas no sentido de subida, após embarque dos demais usuários; e que nunca deve-se fazer uso dos elevadores portando bicicletas.

Já na sexta-feira e durante o final de semana, não haverá mudanças nos horários de abertura das estações, bem como na oferta de viagens programada para todas as linhas. O Metrô recomenda aos usuários que adquiram as passagens antecipadamente.

Para mais informações sobre a operação da rede metroviária, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que funciona todos os dias, das 5h30 às 23h30. Já a Central de Atendimento da ViaQuatro atende pelo tel. 0800 770 7100 de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.

Do Portal do Governo do Estado