Veja dicas para evitar quedas dentro e fora de casa

Quedas internam três idosos por hora em São Paulo, aponta levantamento da Secretaria da Saúde

ter, 01/10/2013 - 17h43 | Do Portal do Governo

O número de quedas que internam idosos em São Paulo é grande, em média três pessoas por hora. De acordo com a Secretaria da Saúde, em 2012 houve 27.817 internações de pessoas com 60 anos ou mais em serviços hospitalares do SUS causadas por queda.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Um dos maiores motivos de quedas em idosos é a falta de equilíbrio e a perda de massa muscular, que ocorrem naturalmente com o avanço da idade. Do total, 60% das internações foram de mulheres com mais de 60 anos. O número é maior nas idosas pois elas tendem a ser mais ativas e possuem menos massa muscular do que os homens.
O uso de medicamentos e o comportamento dos idosos também podem ser apontados como causadores de quedas. Idosos mais ativos, que tendem a realizar atividades, principalmente dentro de casa, possuem maior risco.

Dicas

Para evitar as quedas dentro e fora de casa o ideal é que o idoso realize atividades para reforço muscular e equilíbrio e utilize calçados fechados que possam ser presos ao redor dos calcanhares. Em casa, retirar possíveis obstáculos como mesas de centro, colocar os objetos mais utilizados no dia-a-dia em prateleiras baixas ou em locais de fácil alcance e não utilizar tapetes, principalmente no banheiro.

Em caso de idosos que já tenham muita falta de equilíbrio, é recomendável que sejam instaladas adaptações como corrimãos, elevação dos vasos sanitários e barras de apoio. Se sofrer alguma queda, procurar um médico imediatamente para investigar o motivo.

Do Portal do Governo do Estado