Veja dicas de alimentos corretos para a estação mais fria do ano

Organismo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo aquecida e o principal efeito disso é o consumo imediato de mais alimentos

dom, 05/07/2015 - 14h55 | Do Portal do Governo

O programa Meu Prato Saudável elaborou uma série de dicas sobre os alimentos mais indicados para o inverno. Na estação mais fria do ano, o organismo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo aquecida e o principal efeito disso é o consumo imediato de mais alimentos.

Para não comprometer a saúde, o ideal é evitar as chamadas dietas da moda, pois “podem causar sérios prejuízos à saúde”, alerta a nutricionista Denise Evazian, do Instituto Central do Hospital das Clínicas.

Confira algumas dicas de alimentos corretos para a estação mais fria do ano:

– Prefira sopas preparadas com legumes batidos, sem adição de creme de leite ou massas. É interessante acrescentar algumas fibras, como o farelo ou fibra de trigo ou o farelo de aveia. As fibras ajudam a regular a função intestinal, manter o colesterol em níveis normais e provocam uma maior sensação de saciedade.

– Substitua o chocolate quente por um chá com adoçante, que esquenta o organismo da mesma forma, ou prepare com leite desnatado e achocolatado light.

– Troque os queijos amarelos por queijos brancos ou reduzidos em gordura.

– Substitua carnes gordurosas por coxão duro e patinho, que podem ser preparados na pressão e consumidas ensopadas.

Do Portal do Governo do Estado