Veja como funcionará o transporte público durante o final de semana prolongado

Metrô, CPTM e EMTU terão esquemas especiais de circulação. Confira!

sex, 30/10/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Metrô, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) terão esquemas especiais de circulação durante o final de semana prolongado (entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro). No Metrô, haverá reforço na operação para a saída do feriado. Na CPTM, como haverá queda de demanda por conta do feriado, serão realizadas algumas manutenções programadas. 

Metrô 

Sexta-feira, 30
Na saída para o feriado, haverá aumento no número de viagens nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda), nos horários de pico, para atender às pessoas que se dirigirem aos terminais rodoviários. Nas linhas 2-Verde e 5-Lilás (Capão Redondo -Largo Treze), a oferta será idêntica a de um dia útil habitual. 

Sábado, 31, e domingo, 1º
O Metrô manterá a sua oferta normal de sábado e de domingo. O número de viagens programadas não será alterado. No domingo, o intervalo previsto entre trens é de cerca de 4 minutos.

Feriado, 2
A oferta de trens, em todas as linhas, será como em um domingo habitual, mas o Metrô reforçará a segurança por conta da “Marcha para Jesus”. Na Estação Tiradentes, o acesso oeste/sul será fechado das 10 às 22 horas. 

Terça-feira, 3
O Metrô antecipa o início da operação comercial nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha para as 4 horas. Na Linha 2-Verde, a antecipação será de 10 minutos, com a operação comercial começando às 4h30. A Linha 5 entrará em operação em seu horário habitual: às 4h40. Haverá também aumento no número de viagens, no pico da manhã, para as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. 

CPTM

Por conta da “Marcha para Jesus”, no feriado, os trens das linhas 11-Coral e 12-Safira circularão como em um sábado, com mais ofertas de trens do que o habitual de um feriado. Composições extras ficarão de prontidão para suprirem aumento da demanda. 

A CPTM também aproveita a queda de demanda usual em feriados e finais de semana para a realização de manutenções programadas. Durante todo o final da semana e no feriado, das 12h ao término da operação, a Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) terá os intervalos alterados de 10 para 16 minutos para realização de manutenção. Na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), das 20 horas de sábado até as 11 horas do domingo, também haverá obras, o que alterará o intervalo de 20 para 25 minutos. 

EMTU 

No sábado, 31, a frota de ônibus intermunicipal metropolitana, na Região Metropolitana de São Paulo, oferecerá 75% das viagens habituais dos dias úteis. No domingo e no feriado de Finados, estão programados cerca de 50% das viagens que ocorrem em dias úteis. 

O atendimento ao usuário estará de plantão no feriado do dia 2/11 pelo telefone 0800 724 0555, das 7 às 19 horas. Nos sábados e domingos esse serviço não funcionará. 

Utilize o Bilhete Lazer no feriado e pague tarifa mais barata 

O Bilhete Lazer (BLA) proporciona tarifa mais barata para quem for aproveitar o feriadão para passear usando o transporte público. Ele é válido durante os feriados nacionais e estaduais e é vendido por R$ 21,50, o que dá direito a 10 viagens, oferecendo uma economia de R$ 3,50 em relação à passagem comum. O Bilhete Lazer é aceito em bloqueios do Metrô e da CPTM, e pode ser utilizado em sequência por mais de uma pessoa, sem restrições de acesso.

Do Metrô