Veja como é o dia de trabalho do policial e cão que fazem policiamento nas ruas

Policiais e cães trabalham nas ruas do meio-dia até as 18 horas

ter, 21/09/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

A rotina no Canil Central é organizada e repleta de tarefas. O policial chega para trabalhar às 7 horas. Depois da revista e contagem do efetivo, ele vai para o boxe limpar o local e o cão.

Depois dessa rotina, o pelotão voltado para o policiamento na rua, arruma as viaturas e os equipamentos. A primeira atividade de um cão policial é chamada de “manutenção”, ou seja, o cachorro repete todos os movimentos que aprendeu para a ação a ser realizada e, junto com o policial, faz um aquecimento.

Feito isso, os dois estão prontos para as ações na rua. Desde a chegada do policial até a saída para o trabalho externo se passam quatro horas.

Policiais e cães trabalham nas ruas do meio-dia até as 18 horas. Eles participam de ações como a Operação Saturação por Tropas Especiais (Oste) – tipo de policiamento estratégico para combater a criminalidade e estreitar laços com a comunidade. Entre os meses de maio e agosto deste ano, 18 policiais com cães do Canil Central da PM estavam concentrados na Cracolândia, na região central de São Paulo, em apoio à Operação Centro Legal.

Atualmente as atenções estão voltadas para a zona norte, na Operação Norte Segura. A mobilização do pelotão depende de solicitação feita pelo Setor de Planejamento do Alto Comando da Polícia Militar.

Na volta para o Canil, o trabalho continua. Os policiais limpam novamente os cachorros, colocam comida e água nos boxes, arrumam as viaturas e só então são liberados. Para essa função a carga horária do policial é de 12 horas, descansando 36 horas. O cão tem a rotina de seis horas no policiamento na rua e pelo menos uma hora de atividades no canil, somando sete horas.

Os animais especializados em atividades de faro somente saem do canil quando há solicitação de operações para identificar entorpecentes ou explosivos. Quando o dia é de folga, o trabalho continua no canil com o treinamento intensivo dos cães.

Os cachorros que treinam as demonstrações para apresentação em escolas ou creches também se exercitam diariamente quando não há solicitação para ações nas ruas. Outros policiais e cães ficam somente na base do Canil para manutenção do local e para fazer adestramentos mais especializados com os animais.

Da Secretaria da Segurança Pública