Veja como adaptar seu organismo ao horário de verão

À meia-noite, relógios devem ser adiantados em uma hora

sex, 17/10/2014 - 17h30 | Do Portal do Governo

A partir da meia-noite deste domingo, 19, os dias serão mais longos. É que começa, em boa parte dos Estados brasileiros, incluindo São Paulo, o horário de verão. Apesar de ganhar uma hora a mais de sol, a mudança exige adequação com relação à rotina e aos hábitos diários.

Para uma adaptação tranquila ao novo horário, é importante, nos dias que antecedem à mudança, dormir a cada dia alguns minutos cedo mais em um local silencioso, escuro e arejado. Além disso, situações estimulantes no final da tarde ou na parte da noite devem ser evitadas. Quanto mais estímulo, maior a dificuldade do organismo em relaxar. A melatonina, o hormônio regulador do sono, é acionada pela falta de luz e sofre alteração com a mudança de horário.

Também não é recomendado comer demais no jantar, ir dormir sem comer, ler livros ou ver filmes muito estimulantes nas horas que antecedem o sono. Evite o consumo de café ou chá preto, que são estimulantes. Para aqueles que tomam medicação, o horário do relógio deve ser seguido.

O horário de verão não é única instância que desequilibra o organismo. Novos turnos de trabalho ou viagens internacionais podem agir da mesma forma. Aproveite o final de tarde e início de noite mais claros para fazer atividades prazerosas e caminhadas.

Do Portal do Governo do Estado