Veja as empresas selecionadas para o Pitch Gov SP

As 15 startups selecionadas deverão ajudar o poder público a solucionar desafios das áreas de saúde, educação e facilidades ao cidadão

sex, 06/11/2015 - 14h42 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), divulga as 15 startups selecionadas para participar da primeira edição do Pitch Gov SP, programa que busca atrair iniciativas inovadoras para soluções dos desafios da administração pública nas áreas de saúde, educação e facilidades ao cidadão.

A primeira edição do Pitch Gov SP superou as expectativas e fechou as inscrições com as propostas de 305 startups. As empresas nascentes cadastraram suas iniciativas e propuseram soluções para os desafios da administração pública. As propostas passaram por análise das secretarias envolvidas, juntamente com a ABStartups. Foram levados em consideração projetos com protótipos funcionais e com real possibilidade de serem implementados. A área que recebeu o maior número de propostas foi a educação, com 110 inscritos. As selecionadas estão listadas no site www.pitchgov.sp.gov.br.

Conheça os projetos selecionados

Saúde

Aquarela – Solução de negócio em gestão, tecnologia e inovação, que possibilitaria reconhecimento de padrões para a criação de políticas públicas específicas;

Memed – Plataforma exclusiva para médicos que facilita a consulta sobre medicamentos, ajudando os profissionais a fazerem suas prescrições;

Plataforma Saúde – Utiliza plataformas portáteis para facilitar o acesso a serviços de saúde no país, auxiliando na triagem e prevenção de doenças;

Saúde Controle – Empresa de armazenamento de histórico médico digital completo do usuário;

Aime – A partir de inteligência artificial e data analysis, faz previsão de locais com maior foco de Dengue em raio de 400 metros, com um mês de antecedência e 88% de precisão.

Facilidades ao cidadão

GetNinjas – A maior plataforma de contratação de serviços de profissionais e mão de obra especializada do Brasil;

Handtalk – Solução para traduções automáticas em línguas de sinais, eleito pela ONU o maior app social do mundo;

iaiNet – Por meio de antenas wi-fi nos PDVs, o iaiNet permite a identificação dos usuários fornecendo ferramentas para o gestor do ambiente;

Nama – Atendimento via inteligência artificial que integra um assistente pessoal a uma empresa ou serviço;

Solution – Empresa fornecedora de produtos e serviços em gestão, finanças, educação e tecnologias.

Educação

App Prova – O AppProva é uma plataforma online para teste e diagnóstico de alunos e instituições de ensino;

Árvore – Plataforma de biblioteca digital personalizada, ideal para escolas, empresas, bibliotecas e instituições públicas e privadas;

ClassApp – Aplicativo que substitui a agenda escolar, conectando escolas, professores, pais e alunos de forma simples e eficiente;

DevTecnologia – Oferece soluções completas para desenvolvimento de novos produtos tecnológicos e para Internet das Coisas;

Leva Eu – Solução de Gestão de Demanda de Viagens.

As soluções serão apresentadas no Pitch Gov SP, com a presença do governador Geraldo Alckmin, no dia 17 de novembro. O evento acontecerá no Palácio dos Bandeirantes, com a presença de representantes do Governo do Estado de São Paulo, de grandes empreendedores do país, de potenciais investidores e demais pessoas envolvidas nesse ecossistema de inovação.

Para cada uma das áreas haverá uma banca de especialistas que comentará cada uma das apresentações, em um momento único de lapidação das propostas. O objetivo não é definir um vencedor e sim avaliar a solução e sua viabilidade de implementação no setor público. Em até dez dias após o evento, as comissões de análise de cada uma das áreas enviarão um relatório para as Secretarias com as sugestões de startups para formalização de convênio. Os secretários das pastas terão 30 dias para convocar as startups para a fase de testes.

Pitch Gov SP

A proposta de chamar as startups para pensar em soluções para os desafios da administração pública é a primeira do gênero na América Latina e busca posicionar São Paulo como um dos Estados mais inovadores em seu continente, se igualando aos pioneiros no relacionamento com startups, como diversos estados americanos e também do Reino Unido.

“Está no DNA de São Paulo a inovação, o empreendedorismo, estar na vanguarda da ciência e do conhecimento. Convidamos empresas com ideias novas, para melhorar a qualidade do serviço público em setores estratégicos”, comentou Alckmin no lançamento do programa, em setembro. O governador destacou a importância da tecnologia na atualidade. “O nosso tempo é o da velocidade, da mudança, e a tecnologia da informação é um instrumento extraordinário para melhorar a vida das pessoas”, disse.

O governo paulista está atento às soluções tecnológicas que, a todo o momento, são desenvolvidas para contribuir ou resolver os diversos problemas e necessidades da sociedade. E, por meio do Pitch Gov SP, quer se aproximar destas soluções para questões de interesse público, que melhore a vida do cidadão. Ao mesmo tempo em que se abre as inovações com enorme capital intelectual, o governo também estimula novos empreendedores, fortalecendo esse setor da economia.

A ação é coordenada pela Subsecretaria de Parcerias e Inovação, ligada à Secretaria de Governo e conta com o apoio das Secretarias da Educação, Saúde e Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, além da Prodesp, Centro Paula Souza, Fundo Social de Solidariedade, Acessa SP, Poupatempo e ABStartups.

“Este instrumento criado pelo governador Alckmin é um grande passo na aproximação do governo com as startups, com um objetivo claro: aperfeiçoar a prestação dos serviços e dos recursos públicos”, explicou Karla Bertocco, subsecretária de Parcerias e Inovação.

No chamamento, divulgado no dia 17 de setembro, o governo divulgou 35 desafios para guiar as propostas das startups.

Alguns dos desafios apresentados para o Pitch Gov SP

Secretaria de Educação

Como manter um cadastro atualizado de pais e alunos (incluindo georreferenciamento), considerando as mudanças constantes de número de telefone e residência, para facilitar o processo de matrículas e acompanhamento dos estudantes?

Como registrar, monitorar e acompanhar dados dos alunos que possibilitem avaliação nutricional e melhorias na alimentação escolar?

Como disponibilizar acesso digital a livros, revistas, produções estudantis e outras publicações aos alunos e familiares?

Centro Paula Souza

Como criar um sistema de interação social entre professores, alunos, pais e gestores?

Saúde

Como tornar o monitoramento de doenças e a disseminação de informações técnicas e confiáveis sobre saúde mais eficientes por meio de aplicativos?

Como o médico pode registrar suas conclusões nos exames de forma mais rápida e completa do que a digitação?

Como diminuir o número de abstenções em consultas ou procedimentos agendados?

Fundo Social de Solidariedade

Como aproximar a população dos profissionais qualificados nas escolas de formação do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo?

Como disponibilizar os pontos de arrecadação de campanhas de doações, como por exemplo a Campanha do Agasalho, de uma maneira prática para os usuários?

Iniciativas Inovadoras

Educação

A Secretaria da Educação já é parceira da ferramenta Geekie+, que oferece planejamento de estudos para os 415 mil alunos da rede estadual que estão cursando o último ano do Ensino Médio da rede estadual e pretendem prestar o Enem. Na plataforma, o plano de estudos é feito com base nas disciplinas que os estudantes têm mais dificuldade e precisam de atenção. De forma interativa sugere exatamente os conteúdos necessários de acordo com as respostas de cada aluno. Conheça emwww.educacao.sp.gov.br/geekie.

Artesp

O próprio Governo do Estado de São Paulo, por meio da Artesp, desenvolveu o aplicativo “Eu vi”, que auxilia na fiscalização da qualidade das rodovias concedidas com a participação dos usuários e já contabiliza mais de 10.000 downloads.

Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) também possui dois aplicativos para tornar mais fácil para o cidadão o uso dos serviços. Para as plataformas Android e iOS, um app simula a prova teórica de direção e o outro oferece os serviços gerais do Departamento de Trânsito, que juntos somavam 1.382.487 downloads, até o final de outubro. O primeiro com 689.625 downloads, agora pode ser acessado off-line. Já o app de serviços, até o dia 23 de outubro já tinha sido baixado 692.862 vezes e atualmente possibilita consultar pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multas, pesquisar débitos e restrições de veículos, solicitar 2ª via da CNH e acompanhar os pedidos solicitados.

Além de ultrapassar a marca de 1,3 milhão de downloads, os aplicativos têm sido muito bem avaliados pelos usuários. No Google Play, os dois apps estão com nota 4,4. Já na App Store, as notas são ainda melhores: 4,5 estrelas (app de serviços) e 5 estrelas (app simulado), ambas de uma máxima de 5,0.

Desde fevereiro deste ano, o cidadão que inicia o pedido da 2ª via da CNH pelo app pode autorizar o envio de notificações push, sobre o andamento do serviço. Desta forma, será possível saber a data da emissão da CNH, fazer o rastreamento via Correios do documento até sua chegada ao endereço cadastrado. O Detran.SP acaba de disponibilizar um novo serviço para ajudar o cidadão a não esquecer de licenciar seu veículo, enviando lembrete sobre o prazo para licenciamento, por meio de push, de acordo com o final da placa do veículo.

Financiamento às startups

Além da linha de financiamento às startups, que já existe, o governador Geraldo Alckmin, para fomentar ainda mais essa politica pública, determinou também que a Desenvolve SP estruture um novo fundo de investimento em participações (FIP), voltado exclusivamente para startups que desenvolvam soluções para melhoria dos serviços públicos.

Inovação em Governo

O Governo de São Paulo há vários anos definiu a inovação organizacional como uma de suas prioridades para melhoria e modernização da administração pública. Dentre as diversas medidas adotadas neste sentido, São Paulo foi o primeiro Estado brasileiro a instituir uma Política de Gestão do Conhecimento e Inovação em Governo (Decreto n° 53.963/2009). Mantém, desde então, o inovaDay – evento mensal com palestras de estímulo à formação de cultura inovadora no setor público. Foi, ainda, o primeiro Estado a implantar, em 2013, um Laboratório de Inovação em Governo, o iGovLab – espaço no qual soluções inovadoras podem ser identificadas, testadas e prototipadas.

No inicio dessa administração, o Governo de São Paulo, convicto da crescente necessidade do uso de ferramentas estratégicas e tecnológicas para solução de demandas da sociedade, criou, por meio da Secretaria de Governo, a Subsecretaria de Parcerias e Inovação, que tem entre suas atribuições desenvolver e articular parcerias entre o setor público e a iniciativa privada de maneira a melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, inovando o relacionamento entre o Governo e o cidadão.

Do Portal do Governo do Estado