Veja 30 motivos para a reorganização escolar da Rede Estadual de Ensino

Projeto da Secretaria da Educação quer melhorar a qualidade da educação e do ambiente escolar;

sex, 09/10/2015 - 18h00 | Do Portal do Governo

Para esclarecer pais e estudantes sobre a reorganização escolar, promovida pela Secretaria da Educação na Rede Estadual de Ensino, a pasta elaborou uma lista com 30 motivos que mostram a necessidade de se realizar essa alteração. 

1 – Escolas passam a funcionar com menos segmentos. Rendimento 10% superior frente ao modelo com mais segmentos;

2 – Diminuição de conflitos entre alunos de idades diferentes;

3 – Maior foco na matriz curricular do segmento de ensino da unidade;

4 – Foco adequado na faixa etária dos estudantes;

5 – Maior fixação dos professores nas escolas;

6 – Melhor qualidade de vida para os professores com menos deslocamento entre escolas;

7 – Possibilidade de professores ampliarem suas jornadas em uma mesma escola e garantirem maior quantidade de aulas;

8 – Gastos mais eficientes, com foco na melhoria do ensino;

9 – Disponibilização de prédios de escolas ruins “para seu filho estudar em uma escola melhor”;

10 – Menos escolas modelo Nakamura;

11 – Otimização de espaços ociosos;

12 – Melhor ambiente escolar – novo modelo de escola mais propício para aprendizagem;

13 – Comunidade ganha duas vezes: com uma escola melhor e um equipamento público para atender suas necessidades;

14 – Eficiência de Gestão: mais dinheiro para ações prioritárias da educação;

15 – Número maior de professores efetivos nas escolas: desempenho 20% superior;

16 – Menor número de professores temporários;

17 – Maior número de diretores concursados nas escolas;

18 – Diretores designados retornam para sala de aula – mais professores atuando;

19 – Escolas adaptadas à nova realidade demográfica do País. Em comparação a 1998, a rede conta com 2milhões de matrículas a menos;

20 – Gestão facilitada das escolas de segmento único (“escolas puro sangue”);

21 – Deslocamento mínimo dos alunos. Em geral, dentro do mesmo bairro, dentro de um raio de 1,5 km;

22 – Disponibilização de prédios escolares com baixo desempenho educacional;

23 – Reorganização possibilita mais facilidade para alcance de metas do Plano Estadual de Educação (metas: 1,6,11,18,21 e 22);

24 – Coragem do governo paulista no enfrentamento de desafios da maior rede de ensino do país;

25 – São Paulo na vanguarda da mudança. Paradigma para as demais redes de ensino;

26 – Professores com possibilidade de aumentar salários com jornadas maiores;

27 – Alunos e famílias ganham com a convivência mais aproximada com professores;

28 – Reorganização gera visão mais clara da rede e possibilita nova chamada de professores concursados;

29 – São Paulo como exemplo de maior gestão de recursos em tempos de crise econômica social.

30 – Municípios ganham com novos prédios para criação de creches e ampliação de vagas na educação infantil, demanda crônica do país;

Mas o que é?
A Educação começou em setembro a reorganizar 5 mil escolas da rede estadual de ensino. No início do ano letivo de 2016, as unidades com três ciclos de ensino (1º ao 5º, do Fundamental, 6º ao 9º do Fundamental e Ensino Médio) deverão ser reduzidas para o crescimento da quantidade de escolas com apenas um ciclo.

O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de ensino e do ambiente escolar. A mudança na rede é baseada em estudo que aponta rendimento superior de 10% nas escolas com ciclo único. A expectativa é que cerca de 1 milhão de estudantes sejam beneficiados diretamente.

Muitas dúvidas têm surgido devido à reformulação. Para esclarecer a população, a Educação elaborou um conjunto de perguntas e respostas sobre a alteração. Veja as questões e também um site especial sobre o tema.

Do Portal do Governo do Estado