Variedades de arroz do Estado são destaque em dia de campo

O evento será em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba

qua, 11/02/2009 - 11h05 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico (IAC), ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, vai expor, no Dia de Campo de Arroz 2009, na quinta-feira, 12, as ações que resultaram no lançamento de quatro variedades de arroz tipo especial nos últimos oito anos, atendendo a uma demanda crescente de mercado. O evento será em Pindamonhangaba.

A terminologia “especial” não ocorre à toa: são variedades apropriadas para o cultivo no Estado, que podem substituir produtos importados (inclusive são superiores a eles, em muitos casos), de grande valor agregado, altamente rentáveis, além possuírem características agronômicas que as tornam diferenciadas das demais.

Com periodicidade bienal, o Dia de Campo de Arroz apresenta para membros de toda a cadeia produtiva as principais tecnologias desenvolvidas pela Apta. Nesta edição, também será destaque a apresentação de sistemas de produção de arroz no Vale do Paraíba, controle fitotécnico e os produtos e máquinas usados no cultivo, expostos pelas empresas apoiadoras.

Segundo o pesquisador do IAC e um dos coordenadores do evento, Cândido Ricardo Bastos, o Programa de Melhoramento Genético de Arroz da instituição estuda a cultura desde 1935 e, em 1992, encampou as pesquisas com melhoramento genético de tipos especiais.

Variedades expostas

IAC 300 – Com características intermediárias entre os tipos arbório e carnaroli (utilizados no preparo de risotos), é adequada para o cultivo no Estado. Esses tipos de arroz absorvem o molho e o amido solta uma espécie de creme, o que caracteriza o prato italiano. A variedade responde a uma grande demanda de mercado, atualmente atendida por produtos importados. Para o produtor, a grande vantagem é o valor agregado, os lucros superam em mais de 200% os alcançados pelo arroz agulhinha.

IAC 400 – Variedade de arroz do tipo koshihikari, ideal para o preparo de sushi, tem produção equivalente à de cultivares de arroz tradicional já produzidas em São Paulo, cerca 5.200 quilos por hectare, muito superior aos materiais importados. Atende a fortes demandas internas e externas, sendo competitiva tanto no mercado nacional como no internacional.

IAC 500 – O arroz do tipo aromático tem saber amanteigado, como o da pipoca de micro-ondas. Em algumas regiões do mundo, seu consumo chega a ser quase três vezes maior que o do tipo tradicional, sem aroma. A IAC 500 tem produção um pouco menor que a das principais variedades do tipo agulhinha produzidas no Estado, mas apresenta cerca de 65% de grãos inteiros, além de elevada resistência ao acamamento e bom potencial produtivo, características que a tornam altamente rentável.

IAC 600 – Primeira variedade de arroz exótico adaptada para o cultivo em terras paulistas, o arroz preto, como é conhecido, tem sabor e aroma acastanhado e ganha cada vez mais mercado. Além de pratos bastante apreciados, serve ao desenvolvimento de novas mercadorias que agregam valor ao produto, como o chope de arroz preto. Com alto valor agregado, a IAC 600 é altamente resistente à brusone e precoce, com intervalo de 85 dias do plantio à colheita, características que a tornam economicamente atrativa.

Serviço

VII Dia de Campo de Arroz
Data: 12 de fevereiro
Local: Polo Apta Regional Vale do Paraíba
Rodovia Presidente Dutra (BR 116), Km 97,5, Pindamonhangaba-SP

Programação

8h30 – Inscrições

9h30 – Abertura

9h35 – Projeto “Arroz especial: do sonho à realidade”
Cândido Ricardo Bastos – Apta Regional Vale do Paraíba

10h – Sistemas de produção de arroz no Vale do Paraíba e o controle fitotécnico
Omar Vieira Villela – Apta Regional Vale do Paraíba

10h20 – Solenidade oficial do dia de campo

11h – Visita ao campo de demonstração das técnicas de plantio e controle fitotécnico

12h30 – Almoço

14h – Dinâmica de máquinas e produtos para cultivo do arroz, com visitação aos estandes

16h – Confraternização

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento