Varela é nomeado vice-presidente da Fapesp

Pró-reitor de Pesquisa assume a função em 3 de dezembro

sex, 23/11/2007 - 14h54 | Do Portal do Governo

Em decreto publicado no Diário Oficial de São Pauloi nesta quarta-feira, 22, o governador José Serra nomeou o conselheiro José Arana Varela para a função de vice-presidente da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Ele assume no dia 3 de dezembro. O mesmo documento também nomeou os novos dirigentes da Fundação para os próximos três anos. 

Os nomes foram escolhidos a partir de listas tríplices encaminhadas ao governador pelo secretário de Ensino Superior, Carlos Vogt, e pelo presidente da FAPESP, Celso Lafer.

Atual pró-reitor de Pesquisa da UNESP, Varela é professor titular do Instituto de Química, câmpus de Araraquara. Foi diretor da Associação Brasileira de Cerâmica, da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais e da Sociedade Brasileira de Materiais. Integra diversos conselhos de instituições internacionais, como a Academy of Ceramics, o International Institute for the Science of Sintering e a American Ceramic Society.

Os dirigentes – Nomeado diretor-presidente, em recondução a partir do término de seu mandato, em dezembro, Ricardo Renzo Brentani, professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, é diretor-presidente do Hospital do Câncer A.C. Camargo e coordenador do Centro Antonio Prudente para Pesquisa e Tratamento do Câncer, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da FAPESP. Foi diretor do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer.

Joaquim José de Camargo Engler exercerá a função de diretor administrativo, em recondução, a partir de fevereiro, quando termina o seu atual mandato. Professor titular do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), Engler foi diretor da Esalq, coordenador da Comissão de Especialistas de Ensino de Ciências Agrárias do Ministério da Educação, coordenador de Administração Geral da USP, coordenador e prefeito do câmpus da USP em Piracicaba, diretor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) e chefe de gabinete do reitor da USP.

Carlos Henrique de Brito Cruz foi nomeado para a função de diretor científico da FAPESP, em recondução a partir do término de seu mandato, em abril. Professor titular no Instituto de Física (IF) Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brito Cruz foi presidente da FAPESP de 1996 a 2002 e reitor da Unicamp de 2002 a 2005. Foi diretor do IF e pró-reitor de Pesquisa da Unicamp.

Agência Fapesp