Valinhos cria conselho de políticas públicas de inclusão

Iniciativa é exemplo e deverá ser seguida por outras cidades

dom, 18/10/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

A cidade de Valinhos, na Região Metropolitana de Campinas, iniciou neste mês o seu primeiro Censo Municipal da Pessoa com Deficiência. O objetivo é levantar informações sobre essa população, bem como demandas e necessidades, para aplicação de políticas públicas municipais mais precisas e atentas às reivindicações desse público. A iniciativa recebeu apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que forneceu folhetos, cartazes e banners e poderá usar o resultado em futuras ações no âmbito estadual. 

O censo contará também com o apoio da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), na impressão e distribuição de questionário sobre o assunto a 40 mil domicílios de Valinhos. As perguntas buscam identificar o número de pessoa com deficiência na cidade, distribuição pelas diferentes deficiências, nível do acesso desse público à saúde e à educação, dificuldades de usufruto de bem e serviços público e privado disponíveis e o grau de inserção no mercado de trabalho.

O questionário preenchido deverá ser devolvido até 6 de novembro em urnas distribuídas em cerca de cem pontos pela cidade – escolas municipais, UBs, shopping centers, agências bancárias, rodoviária. A tabulação dos resultados ficará a cargo das Faculdades Anhanguera, outra parceira do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência no projeto. A Secretaria da Pessoa com Deficiência espera e incentiva que outras cidades paulistas sigam o exemplo de Valinhos. Criada em março de 2008, a pasta é o primeiro órgão estadual com esse perfil no País. 

O Estado de São Paulo tem cerca de 4,2 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. O objetivo da secretaria é a inclusão efetiva do deficiente na sociedade, sempre considerando a realidade em seu entorno. Para isso, trabalha com propostas e ações para melhorar o acesso da pessoa com deficiência à saúde e educação de qualidade, ao emprego e à difusão de ajuda técnica (próteses e outros meios de locomoção) que propiciem qualidade de vida.

Da Agência Imprensa Oficial