Vale do Ribeira recebe festival da cultura paulista

Grupos de fandango, cortejos de bonecões, bandas e fanfarras, romaria fluvial, culinária e artesanato paulista podem ser conferidos no VII Revelando São Paulo

ter, 01/06/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Governo o de São Paulo promove a partir desta quarta-feira, 2, a sétima edição do Revelando São Paulo Vale do Ribeira. O evento, que vai até domingo, 6, será realizado no Centro de Eventos Casimiro Teixeira, no município de Iguape. O Revelando São Paulo apresenta importantes registros da cultura tradicional de 72 cidades como artesanato, culinária tradicional paulista e festas como as Folias de Reis, Festas do Divino e Fandango.

Considerado uma vitrine viva das manifestações culturais de diferentes regiões do Estado, o Revelando São Paulo proporciona aos visitantes uma inesquecível vivência com a diversidade da cultura popular tradicional.

Diariamente, das 9 às 21 horas, com toda a programação gratuita, representantes dos municípios trazem o colorido e os aromas das culturas tropeira, caiçara e caipira. São bordados, cestos de palha, bonecas de pano, panelas de barro, o cafezinho caipira, a broa de milho feita no fogão à lenha, tainha assada, a moqueca de manjuba, feijão tropeiro e o bolo de roda, entre outras iguarias gastronômicas e artefatos artesanais, distribuídos em 40 espaços de artesanato tradicional e 30 espaços de culinária regional.

Além disso, cerca de 100 apresentações artísticas e musicais compõem a programação do evento. O destaque desta edição é o “4° Encontro Regional de Bandas e Fanfarras” (musicais e marciais), envolvendo grupos de cerca de 22 municípios da região do Vale do Ribeira e convidados, que executarão peças musicais clássicas e populares nos dias 2 e 3 de junho.

Na sexta-feira, 4, às 20 horas, será a vez do “V Fogaréus” (Cortejo com fifós), que revive a antiga procissão dos fogaréus. O cortejo passa pelas ruas da cidade e dirige-se ao Centro de Eventos, onde fica exposto um estandarte com a estampa do Bom Jesus. Em seguida, é acesa a fogueira para a noite de São João, com a apresentação do tradicional “Fandango Sandália de Prata”.

No sábado, 5, às 9 hpras, a romaria fluvial “Dádivas das Águas” celebrará os bens naturais, culturais e espirituais da região e do Lagamar, passando pelo Porto de Vila Nova, Bairro do Icapara e do Rocio. Por volta das 11 horas, as ruas da cidade são tomadas pelo tradicional “Festival de Bonecos Gigantes” e pelos blocos de carnaval de rua, com destaque para o cortejo composto por Bonecos de Rua do Vale, Boi Tatá – Iguape, Juritica, Zé Pereira, Zé Pererinha e grupos de maracatus

Para conferir a programação completa, acesse o site www.revelandosaopaulo.com.br

Serviço
VII Revelando São Paulo – Vale do Paraíba
Entrada franca
De quarta a domingo, 2 a 6
Local: Centro de Eventos “Casemiro Teixeira” Município de Iguape – SP

Da Secretaria da Cultura