Vale do Ribeira: Hospital Regional de Registro realiza procedimento inédito

Complexo vinculado à Secretaria de Estado da Saúde concluiu a primeira vídeoendoscopia cerebral já executada na região

qua, 06/03/2019 - 20h26 | Do Portal do Governo

Com a tecnologia aliada à experiência médica, o Hospital Regional de Registro (HRR) protagonizou um momento inédito na saúde da região ao realizar a primeira vídeoendoscopia cerebral do Vale do Ribeira. Moradora de Pariquera-Açu, a paciente de 53 anos sofria de hidrocefalia e passou pela terceiroventriculostomia endoscópica no dia 25 fevereiro.

O procedimento realizado pelo neurocirurgião Daniel França foi um sucesso, com cerca de meia hora de duração. “Em uma cirurgia convencional, seria colocada uma válvula de derivação, quando um cateter é utilizado para drenar o líquido do cérebro para outra parte do corpo. O risco é o mesmo da endoscopia cerebral, com o agravante de ter um corpo estranho, a válvula, que o organismo pode rejeitar”, explica o médico.

“A paciente sofria de dores de cabeça refratárias à medicação devido à hidrocefalia. Ela tinha uma obstrução no aqueduto cerebral, via de comunicação entre o terceiro e o quarto ventrículo, então optamos pela endoscopia cerebral, um procedimento seguro e minimamente invasivo”, acrescenta o neurocirurgião Daniel França.

Tecnologia

Vale destacar que o endoscópio permite que o médico visualize os ventrículos cerebrais em um monitor instalado na sala de cirurgia. A microcâmera aumenta em dez vezes as imagens, permitindo guiar o profissional da saúde durante o procedimento.

Neurocirurgião há doze anos, Daniel França atua em Teresina (PI) e, agora, também integra a equipe do HRR. “O Vale do Ribeira está de parabéns por conquistar uma estrutura como a do Hospital Regional de Registro, qualificado para realizar cirurgias de alta complexidade”, enfatiza ele.

Na avaliação do diretor-técnico do HRR, Antonio Maurício Matsuda, a primeira vídeo-endoscopia cerebral marca o início de uma nova fase na saúde da região. “Com a implantação do hospital, nossa população passou a ter acesso a uma série de serviços antes não ofertados pelo SUS no Vale do Ribeira, como cateterismo e cirurgias cardíacas, além de cirurgias ortopédicas de artroscopia, artroplastia de quadril e joelho, reconstrução ligamentar de joelho e reparo de manguito rotador”, afirma.

Programa

O Hospital Regional de Registro foi construído pelo Governo Paulista, por meio do Programa “Saúde em Ação”, da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria inédita com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), o HRR é voltado aos casos de média e alta complexidade, com atendimento referenciado, regulado pela Central de Regulação de Serviços de Saúde (CROSS) do Estado de São Paulo.

A unidade funciona desde 29 de agosto de 2018 e segue um cronograma de ampliação da assistência. Com cinco salas de cirurgia, leitos de Hospital Dia e UTI adulto e pediátrica, o espaço atende nas especialidades de anestesiologia, cirurgia cardiovascular, cirurgia geral, neurocirurgia/neurologia, ortopedia clínica e cirúrgica, cardiologia clínica e cirúrgica, otorrinolaringologia e bucomaxilo facial.

Conta com laboratório de análises clínicas e anátomo patológico, eletrocardiograma, eletroencefalograma, ecocardiografia, teste ergométrico, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), holter, hemodinâmica, endoscopia digestiva alta (adulto), colonoscopia, ultrassom, ultrassom com doppler, raio X, raio X telecomandado, ressonância magnética, tomografia e hemoterapia.