Vale do Paraíba terá plano para a expansão da agroindústria

nd

ter, 25/01/2000 - 13h45 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, vai criar um Programa de Agroindústria para o Vale do Paraíba. O projeto reunirá propostas e sugestões para instalação ou expansão do agronegócio regional a partir da exploração da agropecuária local.
Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento, João Carlos Meirelles, a partir do levantamento do potencial do Vale serão definidos os instrumentos pelos quais o governo paulista apoiará a instalação e a expansão da agroindústria em todas as suas escalas, desde a grande indústria até a caseira, artesanal.
O plano para a agroindústria visa a máxima utilização das áreas de várzea do Vale do Paraíba. Hoje dos 45 mil hectares que possui, apenas 15 mil estão em uso. Nestas áreas deverão ser plantados milho, e criados outros insumos para setores como os de pecuária leiteira e avicultura regional.
Outro segmento que será explorado é o de preparação de bezerros da pecuária leiteira, para a produção de carne de vitelo, que atinge alta cotação no mercado internacional. E, também, a cultura frutífera pode ser a base para uma nova indústria regional de conservas.
O Vale do Paraíba, pioneiro na agroindústria paulista, está localizada no centro do principal eixo de demanda do país, entre São Paulo e Rio de Janeiro, fator que favorece a expansão da sua agroindústria.