Vale do Paraíba recebe novo aparato policial do Governo do Estado

Alckmin entregou viaturas, bases comunitárias, delegacia móvel e participou da reunião do Codivap

sex, 02/03/2001 - 19h52 | Do Portal do Governo


Alckmin entregou viaturas, bases comunitárias,
delegacia móvel e participou da reunião do Codivap

A Polícia do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte está mais equipada. Nesta sexta-feira, dia 2, o governador em exercício Geraldo Alckmin esteve na cidade de Aparecida para entregar 27 viaturas modelo Land Rover, 11 Bases Móveis da Polícia Militar Comunitária e uma Delegacia Móvel para São José dos Campos. O repasse do aparato policial vai beneficiar o policiamento, além de Aparecida e de São José, dos municípios de Monteiro Lobato, Cruzeiro, Bananal, Jacareí, Santa Branca, Paraibuna, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Taubaté, Lorena, Campos do Jordão, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Cunha, São Luiz do Paraitinga, São Bento do Sapucaí e Piquete.

Foram entregues 12 viaturas para a Polícia Militar e 15 para a Polícia Civil. Os veículos Land Rover são modelos off road, adequados para enfrentar estradas de terra, picadas, aclives ou declives acentuados e atravessar riachos, entre outros obstáculos. Como o policiamento em cidades do interior muitas vezes exige o deslocamento das equipes para locais de difícil acesso, o uso deste tipo de viatura aumentar a agilidade e o alcance da polícia no combate à criminalidade.

Já as 11 bases móveis da Polícia Militar Comunitária repassadas se incorporam a uma frota que hoje conta com 152 unidades, sendo 86 na Capital, 51 na Região Metropolitana e 15 no Interior. Cada base tem capacidade para conduzir até oito policiais e está equipada com computador, impressora, sistema de rádio e praticamente todos os recursos de uma base fixa. A vantagem é a mobilidade, que torna o trabalho mais ágil, já que o policiamento pode se deslocar rapidamente até onde um evento ou uma aglomeração estejam ocorrendo.

‘O Governo Estadual já aplicou R$ 280 milhões em segurança pública e vai continuar investindo’, disse Alckmin, observando que somente com as 27 Land Rovers foram gastos R$ 1,2 milhão. Para Alckmin, mas do que pelas obras, o Governo Covas pode ser medido pelos princípios e valores que norteiam uma administração pública, ‘com respeito ao dinheiro público e absoluta austeridade’, completou.

Alckmin anunciou que, dentro dos investimentos em recursos humanos, a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte terá mais 250 policiais militares, tanto para policiamento ostensivo e preventivo, quanto no corpo de bombeiros e policiamento florestal na Serra do Mar e Litoral. ‘A região terá ainda 60 novos investigadores, cujo concurso público já foi concluído’, disse. Ele informou ainda que está sendo elaborado novo concurso para delegados de polícia.

Até o fim deste verão, informou o secretário de Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, todas as bases móveis da Polícia Comunitária repassadas estarão em operação no Litoral Norte.

Sistema penitenciário e rebeliões

Alckmin reiterou que o Governo do Estado atuou com determinação nas rebeliões ocorridas nas penitenciárias paulistas, reafirmando que a PM agiu com competência e firmeza. ‘Não voltamos um milímetro da nossa decisão, porque não aceitamos chantagem do crime organizado’, enfatizou acrescentando ‘O Governo teve a coragem de tocar nesta ferida, desarticulando facções criminosas, que matam, assaltam, roubam e aterrorizam os próprios presos’. Além de trabalhar eficientemente, destacou ele, o Governo também vem atuando intensamente no sistema penitenciário.

O governador em exercício lembrou que nos últimos 50 anos, as gestões anteriores abriram 18 mil vagas no sistema penitenciário, enquanto que o Governo Covas, em apenas seis anos, criou 22 mil vagas no mesmo sistema por meio da construção de 21 penitenciárias, três em regime semi-aberto, seis Centros de Detenção Provisória (CDP), além de outros cinco CDPs e 10 centros de ressocialização em processo de licitação. Com isso, serão acrescidas 12 mil vagas às 22 mil já disponibilizadas pelo Governo Covas.

Reunião do Codivap

Ainda em Aparecida, Alckmin participou da reunião mensal do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte (Codivap), cujo tema foi segurança pública. O consórcio, criado há 30 anos e integrado por 38 prefeitos dessas regiões, visa levantar e encontrar soluções em comum de problemas que afetam a população. O encontro contou com a presença do secretário Petrelluzzi, que destacou a importância das duas polícias trabalharem articuladas em todo o Estado.
‘O Codivap é um importante centro de debate e reflexão para discutir problemas locais, mas com visão macro regional’, disse Alckmin acrescentando que, a exemplo do secretário de Segurança Pública, o Governo do Estado está aberto para participar das reuniões por meio dos demais secretários estaduais.

O prefeito de Tremembé e presidente do Codivap, Lúcio Varejão (PSDB) lembrou que nunca um governo estadual investiu tanto em segurança pública quanto o Governo Covas. Ele pediu aumento de efetivo na região, mas ressaltou que não basta empenho apenas do Governo. ‘É necessário que toda a sociedade civil e nós, gestores municipais, façamos nossa parte’.

O evento também contou com a participação do senador Romeu Tuma, que destacou os investimentos da administração estadual na área de segurança pública. ‘A grande virtude desse Governo é o planejamento’.