Vale do Paraíba recebe equipamentos para pessoas com deficiência

Serão atendidas 243 pessoas avaliadas por médicos fisiatras

qui, 12/03/2009 - 11h35 | Do Portal do Governo

Até sexta-feira, 13, a Unidade Móvel da Rede de Reabilitação Lucy Montoro estará no Vale do Paraíba (Cruzeiro e Jacareí), para distribuir 449 órteses, próteses e cadeiras de rodas, entre outros equipamentos. Serão atendidas 243 pessoas com deficiência, avaliadas por médicos fisiatras e equipe multiprofissional na primeira viagem da unidade, que ocorreu em janeiro.

Alguns dos beneficiados aguardavam havia oito anos o fornecimento desses materiais e foram surpreendidos ao levar para casa parte dos equipamentos – órteses de membro superior, bengalas, cadeiras de rodas, muletas, entre outros – no mesmo dia. Os demais, que precisam ser confeccionados em oficina na capital, sob medida para cada usuário, serão provados pelos atendidos no retorno da unidade móvel.

Para que as órteses e próteses sejam perfeitamente ajustadas e os usuários treinados a usá-las, estão previstos mais dois retornos à região. As próximas visitas servirão também para atender 350 novas pessoas com deficiência, demanda que surgiu durante a primeira viagem. A unidade móvel é um caminhão de 15 metros de comprimento por 2,60 metros de largura. Com peso de 20 toneladas, levou três meses para ser montada e adaptada. Além de elevador hidráulico para atender a pessoa em cadeira de rodas e usuários em maca, dispõe de banheiro totalmente adaptado às pessoas com deficiência.

Possui, ainda, um consultório médico, sala de espera e oficina ortopédica composta por salas de prova, de máquinas e de gesso. Sete profissionais da área da saúde fazem o atendimento: dois médicos fisiatras, dois técnicos de órtese e prótese, um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional e um enfermeiro. A unidade integra a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, que será composta ainda por, no mínimo, seis unidades fixas em diversas regiões do Estado. Esses locais estarão em funcionamento no prazo aproximado de dois anos. O governo do Estado investirá, até 2010, R$ 52 milhões na construção das seis unidades.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência