Vale do Paraíba e Litoral Norte se preparam para período de estiagem

Municípios recebem treinamento da Defesa Civil para prevenção de incêndios e doenças respiratórias

ter, 23/06/2015 - 13h26 | Do Portal do Governo

Municípios do Vale do Paraíba e do Litoral Norte se preparam para enfrentar o período de seca do inverno. A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec/SP) realiza nesta terça-feira, 23, e quarta-feira, 24, em Aparecida, a oficina preparatória para a Operação Estiagem. O objetivo é prevenir focos de incêndio e doenças respiratórias.

O treinamento consiste em palestras com profissionais do Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Civil e parte prática para a formação de brigadistas. Participam os 39 municípios que fazem parte da região.

A preocupação da coordenadoria é fortalecer as defesas civis dos municípios, fornecendo instruções por meio de palestras e workshops. Os municípios que apresentarem cinco membros brigadistas recebem o kit básico composto por abafadores para incêndio, bombas costais flexíveis, luvas, enxadões, facões, óculos, lanternas e cantis.

No primeiro dia do treinamento, nesta terça-feira, a Cedec inaugurou o 9º escritório regional de defesa civil, que funcionará na sede da 4ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Ambiental (3º BPAMb), em Taubaté. A unidade, localizada na Avenida Marechal Arthur da Costa e Silva, 1401, servirá de base de apoio à coordenação regional para atender as demandas da população.

Do Portal do Governo do Estado