Vai viajar nas férias? Vacine-se contra o sarampo

Em 2012 foram registrados cerca de sete mil casos da doença

qua, 26/06/2013 - 16h20 | Do Portal do Governo

Se você vai viajar para o exterior nas férias de julho, não deixe de se vacinar contra o sarampo. Segundo o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, referência nacional no tratamento de doenças infecciosas, o ideal é que a imunização aconteça 15 dias antes da viagem.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A vacina tríplice viral, que está disponível gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde), é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba.

O sarampo é uma doença viral e altamente contagiosa. A transmissão ocorre por meio do contato com uma pessoa infectada ao falar, tossir ou espirrar. Há também alguns casos de contágio por dispersão de gotículas em ambientes fechados, como por exemplo, escolas, clínicas médicas e creches.

No ano passado, mais de sete mil casos foram registrados apenas em território europeu, de acordo com o boletim do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde. Este ano, a doença continua presente em diversos locais do mundo. Em São Paulo, por exemplo, foram registrados cinco casos, todos vinculados à importação de outros países.

As pessoas que viajaram ao exterior nos últimos 30 dias ou tiveram contato no mesmo período com alguém que viajou devem ficar atentas quanto aos sintomas da doença, pois normalmente o sarampo se manifesta de forma mais acentuada nos primeiros dias após o contágio. Os principais sintomas são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e inflamações avermelhadas na pele. Caso perceba os sintomas, procure imediatamente atendimento médico.

Do Portal do Governo o Estado