Vai viajar? Então fique atento ao uso do cinto de segurança em todos os bancos

Mais grave que a penalidade é o risco de vida para quem está no banco de trás; estudo da Artesp aponta que mais pessoas utilizam o dispositivo de segurança

sex, 30/10/2015 - 8h17 | Do Portal do Governo

Você sabia que não utilizar o cinto de segurança é uma infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (artigo 65) e que rende multa de R$ 127,69 por passageiro sem cinto? Ah, e que o motorista tem anotados cinco pontos na carteira de habilitação?

Pois é. Mais grave do que as penalidades administrativas são os riscos de não usar o acessório, especialmente quem está no banco de trás.

Aumenta o número de passageiros que utilizam cinto de segurança em SP
Estudo da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) revela que, após oito meses de campanha de conscientização, aumentou o número de pessoas que usam o cinto de segurança no banco traseiro. Em dezembro de 2014, 54% dos passageiros não utilizavam o equipamento. Em agosto deste ano, o índice caiu para 38%.

A pesquisa foi feita nas rodovias sob concessão do estado e praças de pedágio, por meio da observação dos ocupantes dos veículos que paravam nesses locais, e mostrou ainda que, no caso de motoristas que não utilizavam o cinto, houve queda de 13% para 9% e, no de passageiros do banco dianteiro, de 16% para 11%.

Estudos da Artesp apontam que colocar o cinto de segurança no banco da frente pode reduzir em 45% o risco de mortes em acidentes. Enquanto que no banco traseiro essa redução pode chegar a 75%. A campanha antecipou as ações da Semana Nacional de Trânsito, comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro.

Além de aumentar os riscos de morte por acidentes no trânsito, a não utilização do cinto de segurança é considerada infração grave pelo artigo 65 do Código de Trânsito Brasileiro e resulta em multa de R$ 127,69.

Do Portal do Governo do Estado