Vai até sexta-feira mutirão para detectar problemas renais em crianças

Os exames estão sendo feitos no Hospital Infantil Darcy Vargas, na Capital

qua, 27/06/2007 - 16h18 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Saúde promove até sexta-feira, 29, no Hospital Infantil Darcy Vargas, mutirão para identificar problemas renais em crianças. Segundo Natália Andréa da Cruz, supervisora da equipe de nefrologia infantil do hospital e coordenadora do mutirão, é a primeira vez que o Estado realiza uma campanha voltada às crianças.

“Desde o início do mutirão, na segunda-feira, 25, foram registrados, em média, 200 atendimentos diários. Oferecemos orientação médica e fazemos exames de triagem”, explica Natália.

Os exames de fita de urina e medição de pressão arterial podem ser realizados, gratuitamente, das 10 às 16 horas no hospital. Também são distribuídos panfletos e cartilhas informativas com dicas para prevenção de doenças renais. “É fundamental esclarecermos a população que a doença renal também pode atingir as crianças”, enfatiza a médica.

A questão requer especial atenção principalmente porque, como alerta a especialista, trata-se de uma doença silenciosa cujos sintomas podem ser facilmente confundidos com outros tipos de problemas.

Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que a insuficiência renal crônica será a epidemia desse século. “Ela vem aumentando 10% a cada 10 anos”, explica a especialista.

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, 2 milhões de brasileiros apresentam alguma doença renal. “Desse número, 60% desconhece o problema e quando o identifica e inicia o tratamento o caso é de diálise ou de transplante. Nesse cenário não há possibilidade de reversão”, explica Natália. “Por isso a prevenção é fundamental”, afirma. 

Sinais de alerta

Fraqueza, palidez, anemia, inchaço, dor de cabeça e irritabilidade são alguns dos sintomas que podem indicar problemas renais, devem ser observados com atenção e levados ao conhecimento de um médico. É importante também que os pais estejam atentos em caso de dificuldade em urinar, se a urina é escura ou espumosa ou se a criança apresenta enurese (disfunção mais conhecida como “xixi na cama”).

A médica ressalta ainda o fato de que, muitas vezes, apenas com o exame clínico e o relato dos sintomas o médico não consegue fechar o diagnóstico correto de problemas renais. “Por isso, é muito importante que ele solicite os exames de sangue e de urina, além do controle de pressão”.

Sedentarismo, pouco consumo de água, obesidade e hábitos alimentares inadequados são considerados os maiores responsáveis pelo mau funcionamento dos rins. Por conta disso, a médica destaca a importância de uma alimentação saudável e a preocupação em manter o peso das crianças sob controle.

Para as crianças que têm histórico familiar da doença, a médica recomenda ainda que sejam solicitados exames de controle das funções renais em check-ups periódicos.

Outro alerta importante é para o risco da automedicação. “Os pais precisam ter consciência de que um medicamento sem prescrição pode afetar o rim da criança”.

Serviço:

O Hospital Infantil Darcy Vargas fica na rua Doutor Seráfico de Assis Carvalho, 34,  Morumbi, zona Sul da Capital.

O mutirão infantil será realizado das 10 às 16 horas, até sexta-feira, 29 de junho.

Joice Henrique