Vacinas são obrigatórias para quem vai à Olimpíada na China

Secretaria da Saúde recomenda cuidados que devem ser tomados antes da viagem

qui, 03/07/2008 - 21h13 | Do Portal do Governo

Aproxima-se a maior festa esportiva do mundo, a Olimpíada, que neste ano será realizada em Pequim, na China. Quem pretende conferir de perto os jogos, no entanto, precisará tomar alguns cuidados e observar as exigências de embarque bem antes da viagem.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo recomenda algumas medidas que devem ser adotadas antes de fazer as malas. O mais importante deles é procurar um posto de saúde e atualizar a carteirinha de vacinação. Para quem viaja a Pequim, a imunização contra a febre amarela é obrigatória. A imunização deve acontecer ao menos dez dias antes do embarque.

Mas para conseguir embarcar é necessário também ter a carteira de vacinação absolutamente em dia. Para adultos, as vacinas tríplice viral (contra caxumba, sarampo e rubéola) e dupla adulto (que previne o tétano e a difteria) são obrigatórias.

Para conseguir embarcar é preciso ter a carteira de vacinação atualizada, com o nome de cada vacina, data de imunização, número do lote e validade da vacina. O documento deve ser apresentado nos postos de troca para obtenção do Certificado Internacional de Vacina, localizados nos aeroportos. 

Os médicos especializados em medicina do viajante alertam que a vacinação é apenas um dos cuidados que devem ser tomados por quem pretende viajar para o exterior. “É preciso também estar ciente sobre seu histórico de saúde, além de conhecer a condição física, de infra-estrutura e sanitária dos locais onde ficará hospedado”, afirma a coordenadora do Ambulatório dos Viajantes do Hospital Estadual Emílio Ribas, Tânia Chaves.

Para conseguir mais informações e fazer uma viagem tranqüila existem na capital paulista dois ambulatórios que atendem aos viajantes. Localizados no Hospital Emílio Ribas e Hospital das Clínicas, essas unidades atendem mensalmente cerca de 300 pessoas com consultas agendadas e realizam um trabalho de orientação para os viajantes, independentemente do destino.

Para agendar uma consulta no Ambulatório dos Viajantes do Emílio Ribas é preciso entrar em contato pelos telefones (11) 3896-1366 ou (11) 3896-1400, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h30. No Hospital das Clínicas as informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3069-7517 ou (11) 3069- 6392

Da Secretaria de Estado da Saúde

(M.C.)