Vacinas são obrigatórias para quem vai à Olimpíada na China, em agosto

A imunização deve ocorrer ao menos dez dias antes do embarque

qua, 09/07/2008 - 11h44 | Do Portal do Governo

Quem pretende assistir de perto aos Jogos Olímpicos, em Pequim, a partir do dia 7 de agosto, precisa tomar alguns cuidados e observar as exigências de embarque bem antes da viagem. A Secretaria de Estado da Saúde recomenda algumas medidas que devem ser adotadas. A mais importante é procurar um posto de saúde e atualizar a carteirinha de vacinação, que precisará estar absolutamente em dia. Para adultos, as vacinas tríplice viral (contra caxumba, sarampo e rubéola) e dupla adulto (que previne o tétano e a difteria) são obrigatórias. Além disso, quem viaja para Pequim precisa vacinar-se também contra a febre amarela. A imunização deve ocorrer ao menos dez dias antes do embarque.

A carteira de vacinação atualizada traz o nome de cada vacina, data de imunização, número do lote e validade da vacina. O documento deve ser apresentado nos postos de troca para obtenção do Certificado Internacional de Vacina, localizados nos aeroportos.Outros cuidados – Os médicos especializados em medicina do viajante alertam que a vacinação é apenas um dos cuidados a serem tomados. “É preciso, ainda, estar ciente sobre seu histórico de saúde, além de conhecer a condição física, de infra-estrutura e sanitária dos locais onde ficará hospedado”, recomenda Tânia Chaves, coordenadora do Ambulatório dos Viajantes do Hospital Estadual Emílio Ribas.

Para obter mais informações e fazer uma viagem tranqüila, consulte na capital dois ambulatórios que atendem aos viajantes. Localizados no Hospital Emílio Ribas e no Hospital das Clínicas, essas unidades realizam cerca de 300 consultas diárias, previamente agendadas, orientam os viajantes, independentemente do destino.

SERVIÇO

Para agendar consulta no Ambulatório dos Viajantes do Hospital Emílio Ribas, ligue para (11) 3896-1366 ou 3896-1400, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30

No Hospital das Clínicas, as informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3069-7517 e 3069-6392

Da Secretaria da Saúde

(M.C.)