Vacinação contra paralisia infantil em SP termina sexta

Postos ficam abertos das 8 às 17 horas

qui, 21/06/2007 - 17h56 | Do Portal do Governo

A Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil nesta sexta-feira, 22, em todo o Estado de São Paulo. Os postos ficam abertos das 8 às 17 horas.

Até ontem, quarta-feira, 2.910.546 crianças com menos de cinco anos foram imunizadas, ou seja, 93,3% das 3,1 milhões nesta faixa etária. A Secretaria quer chegar até amanhã à meta de 95% de adesão.

Em todas as 645 cidades do Estado é possível tomar a vacina até amanhã, mesmo nas que já chegaram à meta de 95%.

Prevenção é o método mais seguro de controlar doenças. No caso da poliomielite a vacina é a única arma. O último caso registrado no Estado aconteceu em 1988, resultado dos bons índices de imunização alcançados. Mas a vacinação é importante para evitar que qualquer caso apareça.

A vacinação contra paralisia acontece em duas etapas_ a segunda será em agosto. As crianças, que precisam comparecer à duas fases, poderão receber, além da vacina contra a poliomielite, doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite B.

“Paralisia infantil é uma doença grave que pode ser evitada com a vacinação. Por isso é muito importante levar as crianças aos postos de saúde”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. Caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e, em certos casos, paralisia, a poliomielite deve ser imediatamente notificada para a vigilância epidemiológica da região.

Da Secretaria da Saúde