Vacinação contra paralisia infantil é prorrogada até sexta-feira

Crianças que ainda não foram vacinadas devem ser levadas a um posto de saúde

qua, 01/07/2009 - 12h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde está perto de atingir a meta de imunizar 2,9 milhões de crianças menores de cinco anos contra a paralisia infantil. Para chegar ao objetivo, a pasta decidiu prorrogar a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite em todo o Estado até esta sexta-feira, 3. Mais de 2,8 milhões de crianças já foram vacinadas até o dia 24 de junho.

As crianças que ainda não receberam a imunização devem ser levadas a qualquer posto de saúde ou sala de vacinação. É importante que os pais ou responsáveis apresentem a carteira de vacinação, para que os profissionais de saúde identifiquem se há outras vacinas em atraso, mas o atendimento é possível mesmo sem a carteirinha. Além da vacina contra a poliomielite, poderão ser ministradas as vacinas tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra a hepatite.

Há 21 anos, o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia. Representa, portanto, ameaça à população mundial. Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite tem como sintomas febre, mal-estar e cefaléia, podendo causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. A segunda etapa de vacinação ocorrerá em 22 de agosto.