Vacinação contra gripe atinge 11 mil idosos no Grande ABC

Este é o primeiro balanço da Secretaria de Estado da Saúde; campanha continua até 4 de maio

ter, 24/04/2007 - 19h40 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde acaba de finalizar o primeiro balanço da Campanha de Vacinação contra Gripe para Idosos no Estado. Cerca de 220 mil já foram vacinados contra a doença. No Grande ABC foram 11 mil idosos.

A meta da Secretaria é vacinar pelo menos 2,5 milhões de pessoas com 60 anos ou mais no Estado. O número corresponde à meta de 70% dos cerca de 3,6 milhões de idosos no Estado. A campanha acontece até 4 de maio (exceto nos dias 29 – domingo – e 1º – feriado do Dia do Trabalho), sempre das 8h às 17h. A população tem à disposição 3.400 postos fixos, sem contar os cerca 3.000 volantes (no sábado).

A distribuição e a aplicação das doses envolvem cerca de 30 mil profissionais, 2.300 carros e quatro barcos em todo o Estado. A campanha inclui também a vacinação dos idosos internados em cerca de 1.500 asilos e casas de repouso instalados em todo o Estado. Em 2006 o Estado teve 80,22% de adesão à campanha, superando a expectativa de 70%.

“É um começo bom. Agora é preciso um esforço especial para chegaramos a 70% até 4 de maio”, afirma helena Sato, coordenadora de Imunização da Secretaria.

Durante a Campanha de Vacinação dos Idosos a Secretaria oferece à população, além da vacina contra o vírus da gripe, a vacina dupla, contra tétano e difteria, e a vacina contra o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites, e a dupla adulto, contra difteria e tétano. A vacina conta Influenza não tem conta-indicação nem causa reação.

Da Secretaria de Saúde