Vacinação contra gripe a idosos vai até sexta

Meta da Secretaria da Saúde é imunizar pelo menos 3 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade

qua, 07/05/2008 - 9h21 | Do Portal do Governo

Idosos com 60 anos ou mais têm até sexta-feira, 9, para procurar um posto de saúde e tomar gratuitamente a vacina contra a gripe. Balanço da Secretaria da Saúde indica que até o dia 30 de abril cerca de 1,1 milhão de cidadãos haviam sido imunizados. O objetivo é vacinar pelo menos 3 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que corresponde a 80% dos 3,7 milhões de idosos no Estado.

Durante a campanha, a população tem à disposição 3.354 postos fixos e 2.830 unidades volantes, que funcionam das 8 às 17 horas. Participam da distribuição e da aplicação das doses 28 mil profissionais, 2,7 mil carros e sete barcos. A iniciativa abrange, também, a erradicação dos idosos internados em 1.520 asilos e casas de repouso existentes no Estado de São Paulo.

O humorista Ari Toledo e o músico e apresentador Rolando Boldrin estrelam gratuitamente a campanha deste ano, com o tema Seja Mais Vivo que a Gripe. Aproximadamente 15 mil cartazes foram espalhados pelo Estado. Em 2007, São Paulo teve 81,2% de adesão à campanha, superando a expectativa de 70%. Apenas 36 municípios não atingiram a meta definida. A vacina contra a gripe não causa reações adversas graves e evita complicações provocadas pelo vírus Influenza, que causa a doença.

Câncer de boca – Durante a campanha, a Secretaria da Saúde oferecerá à população, além da imunização contra a gripe, a vacina dupla adulto (contra tétano e difteria) e a que previne o pneumococo – bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites. Além disso, 459 municípios, entre os quais a capital, realizarão exames preventivos contra o câncer de boca.

Por meio da Fundação Oncocentro de São Paulo, a secretaria convidou todos os 645 municípios do Estado para participar da ação. Até sexta-feira, postos de saúde das 459 cidades credenciadas terão um especialista em saúde bucal para atender os idosos nos locais definidos pelas prefeituras.

Além do serviço médico, a população terá à disposição material informativo. Cerca de 250 mil folhetos de orientação serão afixados nos postos de saúde participantes.

A Fundação Oncocentro acompanhará o encaminhamento dos pacientes que necessitarem de atendimento especializado. Se for detectado câncer, a pessoa será conduzida a um serviço de referência. Nos últimos três anos, a campanha de prevenção ao câncer bucal examinou aproximadamente 1 milhão de pessoas na terceira idade e realizou 4,6 mil biopsias que confirmaram o diagnóstico de câncer em 179 idosos.

Da Secretaria da Saúde