Vacinação contra gripe A H1N1 para idosos portadores de doenças crônicas começa neste sábado

Meta é imunizar 907 mil idosos portadores de doenças crônicas; vacinação de idosos contra a gripe comum começa 8 de maio

qui, 22/04/2010 - 11h20 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde inicia neste sábado, 24, a quarta etapa da campanha de vacinação contra a gripe A H1N1. Nesta fase deverão tomar uma dose da vacina pessoas com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas. São 907 mil paulistas nesta população em todo o Estado – só na capital são quase 250 mil pessoas.

Pacientes crônicos, crianças de seis meses a um ano e 11 meses, gestantes e pessoas de 20 a 29 anos também podem procurar os postos de saúde para serem imunizados.

Ao todo, são 3,8 mil postos de saúde no Estado funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Excepcionalmente, neste sábado, cerca de 1.500 postos ficarão abertos em todo o Estado no mesmo horário para que a população conte com mais uma data para a imunização (a relação dos postos municipais podem ser obtidas com as prefeituras). A relação dos postos da Grande São Paulo que funcionarão no sábado estará disponível no site www.cve.saude.sp.gov.br. A quarta etapa, para pessoas com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas, vai até o dia 7 de maio.

Desde o dia 8 de março, a secretaria vem vacinando profissionais de saúde e a população indígena. No dia 22 foram incluídas as gestantes, crianças de seis meses a 1 ano e 11 meses e os portadores de doenças crônicas. Em 5 de abril as pessoas de 20 a 29 anos foram convocadas. As crianças deverão ser levadas novamente aos postos 30 dias após serem vacinadas, para receberem uma segunda dose. Na última etapa da campanha, de 10 a 21 de maio, a população-alvo será os adultos com idades entre 30 e 39 anos. A campanha segue orientações da Organização Mundial da Saúde. A vacina é segura e eficaz. A única contra-indicação é para quem tem alergia a ovo de galinha.

“É importante que as pessoas procurem os postos de saúde e se protejam do vírus da gripe A com a vacina. Quanto mais pessoas imunizadas no Estado, menos circulação do vírus A (H1N1) e menor o número de casos graves no próximo inverno”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Gripe comum (sazonal)

A vacinação dos idosos para a gripe comum (sazonal), que iria acontecer junto com a campanha de vacinação contra a gripe A H1N1, foi adiada. Os idosos deverão tomar a vacina contra a gripe comum a partir do dia 8 de maio.

Veja quais são as doenças crônicas contempladas na campanha de vacinação contra a gripe A:

– Doença Respiratória Crônica (ex. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Asma Grave)

– Doença Cardíaca crônica com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (ex. Cardiopatias congênitas, Insuficiência cardíaca, pacientes com seqüelas por Febre reumatóide)

– Doença Cerebrovascular (ex. Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, com alterações permanentes)

– Doença Neurológica (ex. Paralisia cerebral, distrofia muscular)

– Doença Hepática crônica (ex. cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática, hepatite crônica em tratamento antiviral)

– Doença Renal Crônica (ex. Paciente com insuficiência renal crônica em diálise)

– Doença metabólica (ex. diabetes em uso de medicamentos, obesidade grau III – antiga obesidade mórbida)

– Doença Hematológica (ex. anemia falciforme)

– Imunodeficiências (ex. HIV/Aids, Câncer)

Postos volantes no Metrô

A campanha de vacinação contra a gripe A H1N1 em São Paulo ganhou mais um aliado nesta semana. Diversos postos volantes estarão atendendo em estações do Metrô de São Paulo para facilitar o acesso da população à vacina. Os postos funcionarão das 16 às 20 horas nos dias úteis e das 8 às 17 horas no próximo sábado.

Confira a programação:

Quinta e sexta-feira, das 16 às 20 horas
Itaquera
Artur Alvim
Penha
Tatuapé

Sacomã
Ana Rosa
Santana
Largo Treze
Alto Ipiranga
Vila Madalena
Imigrantes

Sábado, das 8 às 17 horas
Itaquera
Barra Funda

Tucuruvi

Da Secretaria da Saúde