Vacinação contra febre aftosa termina nesta terça, 30

Após a vacinação o pecuarista deve informar a unidade de Defesa Agrícola sobre a imunização do rebanho

seg, 29/11/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

O pecuarista tem até a próxima terça-feira, 30, para vacinar bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. A vacinação ocorre anualmente em duas etapas no Estado de São Paulo, nos meses de maio e novembro. Na primeira são vacinados somente os animais com idade até 24 meses, cerca de 6,5 milhões de cabeças; na segunda, todos os animais devem ser imunizados.

Vencido o período da vacinação, o pecuarista tem até o dia 7 de dezembro para comunicar a imunização do seu rebanho à unidade de Defesa Agropecuária da região. A comunicação deverá ser feita mediante a apresentação da nota fiscal de aquisição da vacina e a relação dos animais vacinados (gado com até 24 meses de idade), por faixa etária e sexo.

A declaração deve conter, também, a relação de todos os demais bovinos e bubalinos da propriedade e outros – equinos, suínos, ovinos e caprinos, se houver. Caso não o faça, estará sujeito a multas.

São Paulo possui um rebanho da ordem de 11,5 milhões de cabeças, mas é um importante corredor de exportação da carne bovina brasileira. Na pauta do agronegócio paulista, a carne é o segundo item, atrás somente do setor sucroalcooleiro. Neste ano, São Paulo completa 14 anos sem registro de aftosa. Os índices de vacinação, nos últimos anos, sempre superaram os 96%. 

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento