Vacinação contra febre aftosa termina nesta segunda-feira

Cerca de 6,5 milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses serão vacinados

sex, 28/05/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

Termina nesta segunda-feira, 31, o prazo para o pecuarista vacinar bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. A vacinação ocorre anualmente em duas etapas no Estado de São Paulo (maio e novembro). Na etapa de maio, serão vacinados somente os bovinos e bubalinos com idade até 24 meses, cerca de 6,5 milhões de cabeças.

Vencido o período da vacinação, o pecuarista deve comunicar a imunização do seu rebanho à unidade de Defesa Agropecuária da região até o dia 7 de junho. A comunicação deverá ser feita mediante a apresentação da nota fiscal de aquisição da vacina e a relação dos animais vacinados (bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade) por faixa etária e sexo. A declaração deve conter também a relação de todos os demais bovinos e bubalinos da propriedade. Será preciso declarar, ainda, os demais animais dos rebanhos equinos, suínos, ovinos e caprinos, se houver. Caso não o faça, estará sujeito a multas.

Este ano, São Paulo completa o 14º ano sem registro de aftosa. Os índices de vacinação, nos últimos anos, sempre superaram os 96%. A segunda etapa da vacinação será realizada em novembro, quando todo o rebanho deverá ser vacinado.

São Paulo possui um rebanho da ordem de 11,5 milhões de cabeças, mas é um importante corredor de exportação da carne bovina brasileira. Na pauta do agronegócio paulista, a carne é o segundo item, atrás somente do setor sucroalcooleiro.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento