Vacinação contra aftosa vai até sexta

Mais informações podem ser encontradas aqui: www.agricultura.sp.gov.br/hotsiteaftosa.asp

ter, 27/11/2007 - 10h15 | Do Portal do Governo

Pecuaristas de todo o Estado têm até a próxima sexta-feira, 30, para vacinar o gado contra a febre aftosa. Bovinos e bubalinos (búfalos) devem ser imunizados, independente da idade dos animais. Esta é segunda etapa da campanha realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. A primeira ocorreu em maio. Quem vacinou o gado na época deve repetir a dose até o final deste mês. A ação também inclui o combate à raiva.

O atendimento começou dia 1º para todos os bovinos e bubalinos do Estado. Os pecuaristas devem comprar e aplicar o medicamento nos animais até o dia 30. Depois eles têm até 10 de dezembro para comprovar a vacinação em uma unidade da Defesa Agropecuária. Devem ser apresentadas a nota fiscal do remédio, a relação dos animais vacinados, RG e CPF do proprietário, assim como o CNPJ da propriedade e o nome das propriedades vizinhas como referência para atualização do cadastro.

O não cumprimento das obrigações implicará no pagamento de multas. Os produtores que não comunicarem a vacinação na data pré-estabelecida e deixarem de medicar o rebanho pagarão R$ 71,15 por cabeça de gado.

Há 11 anos São Paulo está livre da febre aftosa e o trabalho deste ano tem sabor especial: há 40 anos o Estado promove a campanha, sempre superando os indicadores de adesão dos pecuaristas e do controle da doença. A primeira etapa, lançada em Ribeirão Preto no mês de maio, atingiu 99,54% de um rebanho com mais de 12 milhões de cabeças.

Raiva

Para a raiva dos herbívoros, doença causada pelo morcego hematófago, a cobertura em maio chegou a 98,22% de um total de 750 mil animais. A vacinação contra a raiva deve ser feita para bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e eqüinos. Diferente da vacinação contra a aftosa, ela ocorre em apenas três regiões do Estado nas quais a doença está circunscrita: Mogi das Cruzes, Guarantinguetá e Pindamonhangaba.

Hotsite

Mais informações podem ser encontradas no hotsite criado pela Secretaria de Agricultura para orientar os produtores: www.agricultura.sp.gov.br/hotsiteaftosa.asp

Manoel Schlindwein