Vacinação contra a paralisia vai até dia 15

Meta é imunizar 2,9 milhões de crianças menores de cinco anos

qui, 14/08/2008 - 9h43 | Do Portal do Governo

Termina nesta sexta-feira, 15, a segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite no Estado de São Paulo. A Secretaria de Estado da Saúde pretende imunizar 2,9 milhões de crianças menores de cinco anos, o que representa 95% do total de paulistas nessa faixa etária. Os postos de saúde irão funcionar das 8h às 17h.

Para esta segunda fase da campanha foram mobilizados 15 mil postos fixos e volantes em todo o Estado. Há em torno de 57 mil profissionais de saúde e 4,3 mil carros envolvidos na operação. Como nas edições anteriores, a dupla Zé e Maria Gotinha divulgou a vacinação nas principais cidades paulistas.

Há 20 anos o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial.

“É muito importante que todas as crianças menores de cinco anos sejam levadas aos postos de saúde para receber uma dose da vacina Sabin. Apenas essas duas gotinhas garantem proteção contra a poliomielite”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

Secretaria da Saúde