Vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira

Governo quer imunizar 5,5 milhões de idosos, gestantes e crianças menores de dois anos na campanha que vai até 13 de maio

sáb, 23/04/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, quer vacinar 5,5 milhões de paulistas contra a gripe na campanha que começa na próxima segunda-feira, 25 de abril. O número corresponde à meta de 80% dos 6,8 milhões de idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas e profissionais de saúde do Estado. Pela primeira vez, parte das vacinas foi produzida integralmente no país, pelo Instituto Butantan, órgão da Secretaria.

As doses da campanha sazonal também irão imunizar imunizarão a população também contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009. Em 2010 também foi realizada campanha contra a nova gripe, mas ela aconteceu em época diferente à da sazonal.

Neste ano, além dos idosos, que já são imunizados desde 1999, foram incluídos no programa as gestantes, crianças entre seis meses e dois anos e os indígenas, que somam cerca de 1,5 milhão de pessoas a mais que nas campanhas anteriores. Além deles, mantém-se a vacinação em profissionais de saúde, seguindo o preconizado pelo Ministério da Saúde.

“É muito importante que a parcela da população incluída na campanha compareça aos postos de saúde para proteger-se contra o vírus Influenza. A vacina de maneira nenhuma causa gripe e é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da gripe, como pneumonias”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

A campanha vai até o dia 13 de maio, de segunda a sexta-feira. No dia 30 de abril, um sábado, as salas de vacina dos postos de saúde de todo o Estado também estarão abertos das 8h às 17h para imunizar a população.

Confira Meta de vacinação por região do Estado.

Da Secretaria da Saúde