Vá ao Cinema é relançado em 11 municípios do Estado

Primeira fase do programa da Secretaria da Cultura distribuirá 110 mil vale-ingressos

sex, 07/03/2008 - 15h42 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), reinicia nesta sexta-feira, 7, em 11 municípios do Estado, o programa Vá ao Cinema, com a distribuição gratuita de 110 mil ingressos, válidos para filmes nacionais, destinados a alunos do ensino médio de escolas da rede pública. A iniciativa tem dois objetivos principais: resgatar os cinemas ameaçados de fechamento e, ao mesmo tempo, criar público para os filmes nacionais.

Serão atendidas na primeira fase, durante o mês de março, as seguintes cidades: Adamantina, Andradina, Aparecida, Bariri, Boituva, Jaguariúna, Matão, Mogi Guaçu, Pedreira, Tatuí e Vargem Grande do Sul. Cada um dos municípios escolhidos receberá 10 mil vale-ingressos, distribuídos por monitores que visitarão as escolas e explicarão o programa aos alunos, distribuindo os vales aos interessados.

O cinema é obrigado a programar, pelo menos, duas sessões diárias (à tarde e à noite). Segundo André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC), serão feitas parcerias com algumas empresas distribuidoras para a confecção de cópias de filmes novos, que chegarão às cidades beneficiadas pelo programa no mesmo mês de seu lançamento. “O resultado, com a garantia dos vales, compensará o custo da cópia para o distribuidor. E essas cidades exibirão filmes simultaneamente com a capital”, afirma Sturm.

O programa foi iniciado, no ano passado, em 30 municípios do Estado e terá prosseguimento nos próximos meses em todas as cidades que têm cinema, com a distribuição de 2,4 milhões de vales. Em abril, o programa chegará à capital paulista.

Filmes que participam da primeira fase do programa:

Cidade dos Homens

Didi, o Cupido Trapalhão

Garoto Cósmico

Meu Nome Não é Johnny

O Ano em que meus pais saíram de férias

O Cavaleiro Didi e a Princesa Lili

O Magnata

Os Porralokinhas

Pode Crer!

Sexo com Amor?

O Signo da Cidade

Tapete Vermelho

Xuxa em Sonho de Menina

Da Secretaria da Cultura

(L.F.)