Usuários têm metrô e trem até as 2h da madrugada no horário de verão

Os relógios das duas empresas somente serão alterados após o encerramento do expediente

sex, 17/10/2008 - 15h05 | Do Portal do Governo

Às 24h do próximo sábado (18), quando as regiões do país que adotam o horário de verão adiantarem seus relógios em uma hora, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Metrô continuarão a operação dos trens normalmente, no horário antigo. Os relógios das duas empresas somente serão alterados após o encerramento do expediente.

Assim, o “Trem da Meia-Noite”, que opera aos sábados com horário estendido até a 1h no Metrô e na CPTM desde agosto de 2007, funcionará sem mudanças. Ou seja, o usuário que embarcar até às 2h da manhã do horário de verão terá a viagem garantida. A circulação dos trens será retomada no domingo (19), às 4 horas na CPTM e às 4h40 no Metrô, já no novo horário de verão.

O horário de verão é adotado todos os anos por decreto federal. Neste ano, tem início à meia-noite do sábado (18) e término previsto para 14 de fevereiro de 2009.

Acerto dos relógios

O início do Horário de Verão mobilizará cerca de 28 funcionários e técnicos do Metrô, CPTM e EMTU/SP. Essa equipe vai ajustar 1.275 relógios nas 55 estações do Metrô, 89 estações da CPTM e nove terminais de ônibus metropolitanos da EMTU/SP, no Corredor Metropolitano ABD e no Terminal Metropolitano de Cotia. Estarão também envolvidos na operação dois CCO (Centro de Controle Operacional), e três pátios de oficinas e estacionamento de trens do Metrô.

No Metrô, são 565 relógios, todos digitais, ainda que alguns apresentem ponteiros. Inicialmente, 10 técnicos desligarão, por trechos, todos os relógios. Depois, dentro de sua área, cada um voltará a ligá-los.

Nas estações da CPTM, 14 técnicos farão o ajuste de 640 relógios. O processo é diferente, pois os acertos serão feitos um a um. Começando pelos CCO, passando pelas estações e encerrando em pátios e oficinas.

Nos oito terminais da EMTU/SP do Corredor Metropolitano ABD e no Terminal Metropolitano de Cotia, quatro técnicos farão os trabalhos de ajuste em 70 relógios.

Da CPTM