Usuários têm diversos canais de comunicação com a EMTU/SP

Interessados podem fazer sugestões, reclamações e esclarecer dúvidas sobre linhas de ônibus

sex, 07/03/2008 - 21h01 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP coloca à disposição diversos serviços de atendimento aos usuários para proporcionar melhorias no transporte metropolitano por ônibus. Os interessados podem fazer sugestões,  reclamações e esclarecer dúvidas sobre linhas de ônibus (programação horária, intervalo entre partidas, comportamento de funcionários, condição dos veículos etc).

Para isso, os usuários podem acessar o site  www.emtu.sp.gov.br, ligar para a Ouvidoria 0800 742 05 55, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, enviar fax para  (11) 4341-1120, ou carta para o endereço: Rua Joaquim Casemiro nº 290- Bairro Planalto-São Bernardo do Campo – CEP:09890-050.  

Para sugestões ou reclamações é importante informar o número da linha, sentido da viagem, prefixo ou placa do veículo, data, horário e local da ocorrência.

A EMTU/SP

A atribuição da  EMTU/SP é promover a operação e a expansão dos serviços de transporte metropolitano por ônibus nos 67 municípios das Regiões Metropolitanas de São Paulo (RMSP), Baixada Santista (RMBS) e Campinas (RMC).

É responsável pelo planejamento e fiscalização de cerca de 850 linhas operadas com  5,6 mil veículos, aproximadamente. Gerencia  os serviços do sistema regular (ônibus comum e seletivo), dos sistemas ORCA – Operador Regional de Coletivo Autônomo, na RMC, e RTO – Reserva Técnica Operacional, na RMSP (microônibus). Trata, ainda, do cadastramento e inspeção de mais de 13,7 mil veículos do serviço de Fretamento e Transporte Escolar nas três Regiões Metropolitanas.

Planejamento em 2007

Em 2007, foram criadas 32 linhas nas três Regiões Metropolitanas. No mesmo ano, realizou cerca de duas mil intervenções para ajustes de tabelas horárias, itinerários e tarifas.

Fiscalizações em 2007

Ainda, nas três regiões o número de fiscalizações feitas no sistema regular chegou a um total de 15 mil. No fretamento 872 e nos serviços operados por microônibus (ORCA e RTO) em torno de 10 mil.

Inspeção de frota

Na inspeção de frota, a EMTU/SP verifica 380 itens relacionados à segurança e manutenção dos veículos. Nos ônibus comuns e seletivos foram feitas 8 mil inspeções. Nos veículos de fretamento foram  20 mil, aproximadamente, e nos microônibus cerca de 2,5 mil.

Da EMTU

(L.F.)